Crivella inaugura tomógrafo do Hospital Salgado Filho

Com o novo aparelho, o hospital passará a contar com dois tomógrafos e poderá ampliar o número de exames

Publicado em 18/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 10:28

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) inaugurou nesta segunda-feira (18), o primeiro dos dez tomógrafos comprados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte da cidade. Na ocasião, o prefeito também deu posse à médica Carla Cantisano como diretora da unidade. Mensalmente, o Salgado Filho realiza, em média, 2.800 exames de tomografia. Com o novo aparelho, o hospital passará a contar com dois tomógrafos e poderá ampliar o número de exames.

“Com o novo tomógrafo, poderemos fazer mais de quatro mil exames por mês. É uma grande vantagem para a população, que terá um diagnóstico mais preciso. Foi um esforço enorme para que a rede pudesse contar agora com equipamentos modernos. Acredito que nos próximos 3 meses já teremos dez tomógrafos a mais na nossa rede pública de saúde”, afirmou Crivella, que comemorou também o resultado de 86 cirurgias ortopédicas realizadas no mutirão retomado neste final de semana. Superou em quase 20% a meta, que era fazer 72 operações.

Assim como os demais hospitais da rede, o Salgado Filho está renovando seu parque tecnológico com verba da emenda parlamentar de R$ 50,2 milhões do prefeito Marcelo Crivella quando era senador. Os hospitais já receberam aparelhos de raio X, carros de anestesia, autoclave, macas hidráulicas, ultrassonografia, arco cirúrgico e camas, entre outros. Além disso, o Miguel Couto terá o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública municipal.

A melhoria dos serviços prestados já começa a ser sentida pela população. A vendedora autônoma Cristina Maldonado, de 51 anos, sai da Praça Seca, em Jacarepaguá, para fazer tratamento no Salgado Filho, por indicação do Sisreg. Ela vibrou ao saber que a unidade ganhou um novo tomógrafo. “É maravilhoso. A população precisa demais de serviços de qualidade. A gente nunca sabe quando vai precisar de uma tomografia. Agora, teremos mais tranquilidade e segurança de que seremos bem atendidos e que o diagnóstico ficará mais completo”, disse.

A prefeitura também anunciou, no último dia 12, a aquisição de mais um aparelho de tomografia para a rede municipal de Saúde. A medida foi possível graças ao rendimento gerado com o valor da emenda parlamentar. Inicialmente, seriam adquiridos nove tomógrafos, mas, com os juros, foi possível comprar mais um, que irá para o Hospital Municipal Evandro Freire, referência para emergência na Ilha do Governador.

Os hospitais Miguel Couto, Lourenço Jorge, Salgado Filho, Ronaldo Gazolla, Rocha Faria, Pedro II, Francisco da Silva Telles, Souza Aguiar e Piedade já receberam os novos aparelhos de tomografia. As unidades hospitalares estão passando por obras de adaptação para a instalação dos equipamentos.

O Hospital Salgado Filho é referência no atendimento à população da Zona Norte e uma das maiores emergências da cidade. A unidade concentra, mensalmente, entre 8 a 11 mil atendimentos na Emergência, sendo, em média, 512 atendimentos destinados a vítimas de traumas (acidentes de trânsito e baleados, entre outros).

A unidade conta com 314 leitos, além de um corpo clínico com mais de 1.400 profissionais de saúde. O hospital é equipado e preparado para realizar exames de patologia clínica, radiografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia, anatomia patológica, ecocardiografia, endoscopia alta e baixa, entre outros exames.

Nova diretora

Servidora municipal há 19 anos, Carla Cantisano é especialista em ortopedia e traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, além de ter pós-graduação em ortopedia pediátrica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). A profissional também atua como perita judicial e auditora hospitalar. Entre as experiências no serviço público municipal, a médica foi diretora do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, entre os anos de 2017 a 2019. Ela também já atuou como diretora médica de emergência do Salgado Filho.

Nova diretora também no Hospital Lourenço Jorge

Mais cedo, o prefeito Marcelo Crivella deu posse também à nova diretora do Hospital Municipal Lourenço Jorge. A médica Maria Beatriz Gonçalves Guimarães Fonseca, servidora municipal há mais de 30 anos, vai coordenar o complexo de unidades formado pelo Lourenço Jorge, Maternidade Leila Diniz, CER Barra e Upa da Cidade de Deus.

O Lourenço Jorge é um grande hospital de emergência que atende a região da Barra da Tijuca, com referência em trauma. A unidade conta com 1.526 profissionais, possui 241 leitos e fez, em 2018, 92.263 atendimentos, sendo a maioria por traumas – 53.594. A maternidade Leila Diniz, que faz parte do complexo hospitalar, é a maior da rede municipal de Saúde em volume de parto – 5.943 em 2018.

“Prata da casa”, Maria Beatriz é servidora pública municipal desde 1986 e já atuou em diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde. A pediatra era a atual coordenadora de Emergência da região 5.3, (Santa Cruz, Sepetiba e Paciência), onde estava desde 2014, sendo a responsável pelo Hospital Pedro II e pelas Upas João XXIII (Santa Cruz), Paciência e Sepetiba. Fez residência médica no Hospital Jesus, trabalhou como coordenadora de Programas na Policlínica Lincoln de Freitas Filho e como coordenadora do Programa de Hanseníase da Coordenação de Saúde da Área 5.3. Também atuou na assistência da Maternidade Herculano Pinheiro.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Marcos de Paula

Reportar Erro
Send this to a friend