Crivella inaugura serviço inédito em hospitais para tratamento de dor crônica

A Clínica da Dor Pediátrica é voltada para diagnóstico e tratamento dos diversos casos de dor crônica e de difícil controle

Publicado em 8/3/2018 - 00:00

Crivella inaugura serviço inédito em hospitais para tratamento de dor crônica
A Clínica da Dor Pediátrica é voltada para diagnóstico e tratamento dos diversos casos de dor crônica e de difícil controle

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), inaugurou, na segunda-feira (5), um serviço inédito de atendimento especializado a crianças e adolescentes com até 18 anos com dor crônica no Hospital Municipal Jesus (HMJ), em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. A Clínica da Dor Pediátrica é voltada para diagnóstico e tratamento dos diversos casos de dor crônica e de difícil controle. Será o primeiro serviço pediátrico especializado em terapia da dor em hospitais públicos em todo o estado do Rio.

” Tenho imensa alegria em inaugurar a Clínica de Dor pediátrica para atender crianças e adolescentes com dor crônica, que aqui terão atendimento especializado. É aqui que vamos conseguir aliviar a dor de meninos e meninas e adolescentes. É um patrimônio enorme para a população do Rio de Janeiro”, afirmou Crivella.

O novo serviço funcionará em uma sala exclusiva, com atendimento ambulatorial e para realização de procedimentos e infusão de medicamentos. Três médicos anestesiologistas especializados, dois psiquiatras e um enfermeiro formarão a equipe para atendimento às crianças e orientação aos pais. Serão atendidos pacientes nos seguintes casos: controle de dor aguda pós-operatória; patologias crônicas (clínicas ou cirúrgicas) com dor de difícil controle; terapia intensiva em uso de sedativos e/ou opióides com difícil desmame ou síndrome de abstinência; solicitação de pareceres das equipes clínicas ou cirúrgicas. A clínica também prestará atendimento ambulatorial para crianças com cefaleia crônica; doença musculoesquelética e síndromes miofasciais, como fibromialgia; patologias reumáticas; dor abdominal crônica; síndrome dolorosa complexa regional (espontânea ou pós-trauma); doenças hematológicas e oncológicas; dor crônica relacionada a cirurgias (coluna, membros, torácica); e dor neuropática.

“É mais um serviço que (o Hospital) Jesus presta. É um serviço de atenção especializada. Agora, com o ambulatório, a gente consegue atender aquele público que tem a dor crônica, aquela dor com mais de três meses de duração”, explicou a diretora do hospital, Ariane Molinaro.

Segundo o chefe do serviço de anestesia, Pedro Paulo Vanzilota, a Clínica da Dor pediátrica atende a uma antiga necessidade. “É um sonho que a gente está conseguindo realizar, há uma carência muito grande, e a gente está conseguindo preencher essa lacuna. As crianças serão muito beneficiadas”, comentou.

Como o Jesus é um hospital de ensino, a Clínica da Dor funcionará também para a formação e treinamento de outros pediatras na especialização. Será possível desenvolver projetos de pesquisa, o que vai contribuir para o aprimoramento técnico-científico do serviço, além de permitir intercâmbio nas áreas de ensino e pesquisa com grandes centros de referência na área, como o Center for Excellence in Pediatric Regional Anesthesiology (Seattle), o Children’s Hospital da University of Washington e a Clínica de Dor do Lucile Packard Children’s Hospital, da Stanford University (Califórnia), todos nos Estados Unidos.

O secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, lembrou que o Hospital Jesus participa também do Corujão Carioca, o mutirão que criou o terceiro turno nas unidades de saúde do município que vai reduzir as filas para cirurgias eletivas.

“O Hospital Municipal Jesus está participando com cirurgias de hérnia em crianças e com as cirurgias de fimose. Sábado passado, foram 18 cirurgias de fimose. E esta semana teremos mais cirurgias no terceiro turno, não só à noite, mas também no fim de semana”, destacou o secretário.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend