Crivella inaugura grafite do projeto Rio Big Walls em escola municipal

O “Rio Big Walls” é um projeto que valoriza os espaços urbanos da cidade por meio da street art

Publicado em 20/6/2017 - 00:00

Crivella inaugura grafite do projeto Rio Big Walls em escola municipal
Projeto lançado por Marcelo Crivella (PRB) valoriza os espaços urbanos da cidade por meio da street art

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou, nesta segunda-feira (19), o “Rio Big Walls”, projeto que valoriza os espaços urbanos da cidade por meio da street art. O pontapé inicial foi a inauguração do painel “Contos”, produzido nas paredes da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, na Avenida Presidente Vargas.

A obra da artista Luna Buschinelli tem 2.500 metros quadrados e pode ser reconhecida pelo Guiness Book como o maior grafite do mundo pintado por uma mulher. O trabalho durou 45 dias e foi classificado pelo prefeito como uma “imagem inspiradora” num local que tem um dos trânsitos mais agitados do Rio. “Nós vamos ser premiados e isso não custou absolutamente nada para a prefeitura. Veja que coisa interessante, estamos discutindo tanto sobre patrocínio da prefeitura e aqui está uma parceria linda, feita por uma jovem idealista, junto com o seu produtor, numa oferta gratuita à prefeitura”, acrescentou Crivella.

O secretário Municipal de Educação, César Benjamin, disse que o projeto vai se espalhar por outras 19 escolas: “Graças ao talento dessa jovem, a escola ficou mais viva e alegre. Essa é a nossa ideia, transformar esses espaços em um lugar de paz”.

Já a secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, enfatizou a importância do “Rio Big Walls”. Segundo ela, o projeto pode colocar o Rio no ranking das cidades onde o grafite foi convertido em patrimônio cultural: “Espero que vocês possam aproveitar essa arte e a mensagem que ela transmite – disse, dirigindo-se aos alunos da Rivadávia Corrêa”.

Luna Buschinelli contou que não gosta muito de explicar suas obras. Mas revelou que quis transmitir um sonho e mostrar o empoderamento da mulher: “É a imagem da mãe analfabeta que conta histórias lúdicas para seus filhos com tanta riqueza de detalhes, que parece estar mesmo lendo o livro”.

O projeto tem o apoio de empresas privadas como a RUA – Arte Urbana, Mills e Coral. Para a produção de “Contos” foram usados mais de mil litros de tinta e três plataformas de alta performance. Luna foi convidada pelo produtor Pagu, responsável ao lado de Andrea Franco pelos murais pintados no Boulevard Olímpico, entre eles o “Etnias”, de Eduardo Kobra, que ganhou do Guiness, em 2016, o título de maior grafite do mundo.

Texto: Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend