Crivella inaugura Espaço Taxi.Rio que vai oferecer cursos gratuitos a taxistas

Espaço Taxi.Rio terá atendimento exclusivo aos profissionais usuários do aplicativo, que poderão fazer cursos gratuitos de inclusão digital, inglês, relações interpessoais, entre outros

Publicado em 18/1/2018 - 00:00

Crivella inaugura Espaço Taxi.Rio que vai oferecer cursos gratuitos a taxistas
“Esse aplicativo é uma maneira inteligente de a gente zelar pelos nossos taxistas e, sobretudo, pelo povo. Porque do jeito que a carruagem vinha andando os táxis iriam acabar”, disse Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (18), o Espaço Taxi.Rio, na sede da prefeitura, na Cidade Nova. Uma equipe da Empresa Municipal de Informática (Iplan-Rio) trabalhará no local de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, para atendimento exclusivo aos profissionais usuários do aplicativo, que poderão fazer cursos gratuitos de inclusão digital, inglês, relações interpessoais, entre outros. Lançada há pouco mais de dois meses (em 1º de novembro), a plataforma já tem 14.113 taxistas cadastrados e acaba de atingir a marca de 150 mil corridas, movimentando mais de R$ 4,2 milhões, com uma economia de cerca de R$ 1 milhão para os passageiros.

Com internet de alta velocidade, ambiente climatizado e escola de inclusão digital para capacitação profissional, o Espaço Taxi.Rio, implantado em um contêiner ao lado da entrada principal da sede da Prefeitura, faz parte das ações adotadas para fortalecer o serviço de transporte via táxi na cidade. Os taxistas poderão ainda tirar dúvidas e fazer todo o processo de cadastramento na plataforma com o auxílio de técnicos especializados.

Crivella lembrou que, quando se reuniu com um grupo de taxistas para anunciar que faria esse aplicativo, os profissionais se mostraram pessimistas e disseram que a ideia seria um fracasso. Mas que ainda assim decidiu ir adiante e oferecer uma nova ferramenta para defender a categoria da concorrência. “Esse aplicativo é uma maneira inteligente de a gente zelar pelos nossos taxistas e, sobretudo, pelo povo. Porque do jeito que a carruagem vinha andando os táxis iriam acabar. Acabando os táxis, os aplicativos iriam subir muito os preços, numa espécie de dumping. Começa barato, arrebenta a concorrência e depois o preço está alto”, ressaltou Crivella.

Segundo o prefeito, os taxistas poderão virar uma espécie de fiscais da cidade. Por meio do Taxi.Rio, eles terão condições de avisar a prefeitura, em tempo real, sobre um sinal de trânsito quebrado, a necessidade de poda de uma árvore ou mesmo a lâmpada queimada de um poste. “Nas próximas versões do Taxi.Rio, os motoristas vão me ajudar. Eles serão 20 mil fiscais da prefeitura me dizendo, no aplicativo, onde tem árvore que precisa ser podada, onde tem buraco no asfalto, onde tem acidente ou crime. Eu estou muito feliz com esse aplicativo, que em três meses já tem 150 mil corridas”, reforça o prefeito.

No espaço, a prefeitura vai promover cursos de inclusão digital, voltados ao uso de smartphones, informática, relações interpessoais e até inglês. O atendimento aos taxistas poderá ser feito com agendamento prévio no site www.taxi.rio. No dia e horário marcados, ele terá que levar a carteira de motorista e o Cartão de Identificação de Auxiliar de Transporte (Ciat).

Fábio Pimentel, presidente da Iplan-Rio, destaca que o aplicativo é um marco na reformulação do serviço de táxi na cidade. “O Taxi.Rio é uma política pública em processo de implantação, e a inauguração deste espaço representa um grande marco na reformulação do serviço de táxi da cidade”, acrescenta Fábio Pimentel.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend