Crivella inaugura Clínica da Família que beneficiará 17 mil pessoas em Santíssimo

A nova unidade tem capacidade de realizar cerca de 1.150 consultas médicas por mês e vai beneficiar uma população de 17 mil pessoas. A obra custou cerca de R$ 5,2 milhões

Publicado em 25/8/2017 - 00:00

Crivella inaugura Clínica da Família que beneficiará 17 mil pessoas em Santíssimo
“É a segunda Clínica da Família que estamos abrindo, enquanto o estado está fechando suas unidades. É com esforço e sacrifício que vamos fazer o melhor pelo povo”, afirmou Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã de quinta-feira (24), a Clínica da Família Maria José Papera de Azevedo, em Santíssimo, na Zona Oeste. A nova unidade tem capacidade de realizar cerca de 1.150 consultas médicas por mês e vai beneficiar uma população de 17 mil pessoas. A obra custou cerca de R$ 5,2 milhões.

“É aqui que a pessoa vai ver que aquela dor no abdômen é um problema na vesícula, porque nós temos aparelhos para fazer esse diagnóstico. Tivemos que fazer um sacrifício que foi reduzir os recursos do carnaval para continuar obras como essa. É a segunda Clínica da Família que estamos abrindo, enquanto o estado está fechando suas unidades. É com esforço e sacrifício que vamos fazer o melhor pelo povo”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella (PRB).

A nova unidade tem seis consultórios, salas de curativos, de imunização, de saúde bucal, de esterilização, farmácia e almoxarifado, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raios-x e ultrassonografia, entre outros serviços. O secretário Municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, contou que a unidade de saúde vai beneficiar 12 comunidades da região. “Aqui teremos condições de realizar um atendimento especializado em casos de hipertensão e diabetes, por exemplo. É muito importante que a população consiga fazer um trabalho de prevenção dessas doenças”, disse.

Estão incluídos na carteira de serviços da clínica consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde e saúde bucal. A dona de casa Gilzimeria Batista, de 59 anos, elogiou a nova unidade. Segundo ela, o Centro Municipal de Saúde Manoel de Abreu, onde costuma se consultar, tem ficado sobrecarregado de pacientes. “Achei ótima essa inauguração. Aqui é bem mais perto da minha casa, fica mais fácil para trazer meu marido e minha mãe nas consultas”, contou.

Com a Clínica da Família Maria José Papera de Azevedo, a região de 705 mil habitantes conta com 84% de cobertura de saúde da família, oferecida em 17 clínicas, 16 centros municipais de saúde, uma policlínica e um centro municipal de reabilitação. A Zona Oeste tem ainda o Hospital Municipal Rocha Faria, com maternidade, e três centros de atenção psicossocial, um deles voltado a pacientes infanto-juvenis.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend