Crivella entrega nova frota de máquinas da Comlurb

Prefeito apresentou também pérgula do Parque dos Patins totalmente reformada

Publicado em 27/2/2019 - 00:00 Atualizado em 14/7/2020 - 14:29

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou na terça-feira (26), no estacionamento do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a nova frota de máquinas e equipamentos para melhoria das condições sanitárias e ambientais de comunidades e áreas públicas da cidade. O prefeito entregou também a pérgula da Lagoa reformada, após sete meses interditada.

“Quando a gente faz uma obra como essa na Lagoa e quando a gente contrata equipamentos para a limpeza urbana, pode não ser uma marca de governo como a construção de grandes obras como arenas, uma vila olímpica ou um Museu do Amanhã, mas não deixa de ter uma importância extraordinária. Se não tivermos máquinas como essas, nossas comunidades carentes vão ficar entulhadas de lixo. Nas chuvas, esse lixo vai entupir nossos bueiros ou sujar nossa cidade. Nós já recolhemos por dia 10 mil toneladas de lixo. Somos 6,5 milhões de habitantes, portanto é 1,5kg per capita, portanto precisamos de ajuda mecânica. Acho que marca de governo, mais do que grandes obras que muitas vezes deixam um custeio tremendo depois de prontos, é a marca da austeridade, da honestidade, do compromisso com os reais interesses do nosso povo”, disse Crivella.

Equipamentos da Comlurb

São 37 novas pás carregadeiras contratadas pela Companhia em pregão eletrônico, sendo 16 compactas, com capacidade de operação de até 818 quilos, e 21 articuladas, de até 1.800 quilos. Além disso, estão sendo locados 13 reboques, necessários para facilitar a mobilidade das pás compactas. Os equipamentos serão utilizados nas operações de remoção e limpeza de resíduos em ruas, praças e terrenos baldios, principalmente em comunidades, mas também em bairros das Zonas Norte, Sul e Oeste. Eles ficarão em 28 gerências operacionais da Companhia, em pontos estratégicos, para garantir o rápido deslocamento a qualquer área da cidade.

O novo contrato, com duração de 24 meses, inclui os operadores terceirizados das pás, combustível, lubrificante, manutenção e seguro.

Entre as diversas vantagens em relação ao anterior, as pás carregadeiras articuladas são da linha do tradicional grupo Volvo, mais silenciosas, rápidas, com baixo impacto sobre o meio ambiente, trocas suaves de marchas e cabine mais espaçosa e confortável.

Já as pás carregadeiras compactas foram fabricadas pela New Holland, preparadas para executar as tarefas mais pesadas, grande capacidade de levantamento e comandos ergonomicamente posicionados para uma melhor performance. Todas as 37 máquinas têm ar-condicionado e um moderno sistema de monitoramento por GPS, com transmissão de dados e atualizações a cada 30 segundos, com o objetivo de facilitar a fiscalização da rota por parte da Comlurb.

As máquinas estarão equipadas com dois dispositivos de segurança: alarme sonoro, ativado automaticamente quando acionada a marcha a ré, e sinalizador rotativo de 360°, na capota, ligado toda vez que o equipamento estiver em operação. Eles são fundamentais para garantir a segurança dos garis que estejam em torno do equipamento e de transeuntes passando próximo. Além disso, as pás contam com controle de velocidade e de freadas e informações sobre a rota definida para a atividade.

Investimento de R$ 1,4 mi em reforma da Pérgula

Após cerca de sete meses interditada, a estrutura foi totalmente recuperada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação. Foi investido cerca de R$ 1,4 milhão na obra, que contou com a recuperação estrutural de todos os 140 pilares das seis estruturas. Uma delas, que tem cerca de 25 metros, estava totalmente deteriorada. Além da reforma total, foi feito um projeto de paisagismo no local e a ornamentação com plantas trepadeiras, para proporcionar mais sombra e conforto aos visitantes.

Antes de ser executado, o projeto foi submetido à aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o parque está localizado em área tombada pelo instituto desde o ano 2000. O espaço compreendido vai da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas até o meio-fio, na Avenida Borges de Medeiros e foi projetado pelo Escritório Burle Marx.

A reforma completa da Pérgula do Parque dos Patins foi uma contrapartida da Prefeitura à Árvore do Rio, que trouxe de volta à cidade um dos maiores símbolos do Natal carioca. A entrega segue o objetivo da atual administração, de sempre pensar os eventos de forma a trazer benefícios duradouros para a cidade, não apenas durante o período em que eles acontecem.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Michel Filho

Reportar Erro
Send this to a friend