Crivella entrega certificados a aprendizes do programa Rio Jovem Trabalhador

Crivella entrega certificados a aprendizes do programa Rio Jovem Trabalhador

Prefeito entregou certificados de boas-vindas a 15 jovens beneficiados pelo programa Rio Jovem Trabalhador

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) entregou nesta quarta-feira (5), no Palácio da Cidade, certificados de boas-vindas a 15 jovens beneficiados pelo programa Rio Jovem Trabalhador, iniciativa da prefeitura que oferece oportunidades de aprendizado e primeiro emprego a moças e rapazes de baixa renda. O grupo, com idades entre 14 e 20 anos, vai atuar na administração municipal em duas frentes: na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego. O programa de aprendizagem alternativa é uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE – Rio).

“Façam o melhor de vocês, seja qual for a missão que lhes for dada. Pode ser, aos olhos dos outros, algo pequenininho. Mas o melhor é o melhor. Aproveitem. Cresçam”, aconselhou Crivella, dirigindo-se aos jovens.

Os aprendizes receberam treinamento dos funcionários da SMDEI na semana passada. Participaram de atividades práticas, foram apresentados à rotina administrativa e aprenderam sobre as tarefas que terão de desempenhar.

“A gente aprendeu como lidar com o público, como se dirigir às pessoas. Esta chance pode ser uma porta para abrir outras portas. Estou feliz, e meus pais ficaram muito felizes também com esse meu primeiro emprego”, contou Letícia Lima, de 16 anos, que mora em Campo Grande e cursa o 2° ano do Ensino Médio em escola pública.

Letícia sonha ser juíza. A colega Gabriele Santanna, de 18 anos, diferentemente dela, ainda não tem ideia de que profissão abraçará. Quer conhecer várias opões, saber um pouco mais sobre elas e então fazer sua escolha. Estudante do 9° ano do Ensino Fundamental e moradora do Morro da Mineira, no Catumbi, ela comemora a chance de, ao mesmo tempo, aprender e trabalhar. Oportunidade que espera que a filha Millena, de 1 ano e sete meses, também tenha na vida. “Foi minha mãe que me incentivou a entrar no Jovens Aprendizes. É a chance que eu estou tendo e que muitos jovens no Brasil não têm. Uma chance de conhecer profissões e crescer”, disse.

Os aprendizes foram recrutados pelo CIEE a partir de projetos sociais da SMDEI. Na prática, eles vão atuar como auxiliares administrativos na Secretaria, enquanto nos Centros Públicos trabalharão no atendimento ao público, auxiliando na recepção e no repasse de informações. Com contrato de um ano e sete meses, os jovens terão carteira assinada e receberão bolsa de R$ 600, além de auxílio-transporte.

Os jovens aprendizes são contratados por empresas privadas, sem custo para a prefeitura. As moças e rapazes são cedidos ao Município para que tenham como se desenvolver profissionalmente e colaborar com a administração pública. Esta é a primeira vez que a prefeitura recebe jovens aprendizes por meio desse modelo de aprendizagem alternativa.

“Estamos felizes por receber essa moçada cheia de disposição, que chega com muita vontade de aprender. Com certeza, eles vão contribuir para o sucesso do programa e desenvolver um belo trabalho”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Renato Moura.

Saiba mais

Criado em 2013, o Programa Rio Jovem Trabalhador é um conjunto de ações voltadas para adolescentes e jovens. Entre elas, capacitação profissional, por meio de parcerias com a iniciativa privada. São oferecidas chances de estágio e emprego.

Desde sua criação, o programa capacitou 765 jovens. Eles recebem treinamento e têm contato com diversos temas relativos ao mercado de trabalho. Recebem noções de cidadania e orientação sobre direitos trabalhistas.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Michel Filho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.