Crivella entrega 300 novas autonomias de táxi e chega à marca de 1.300 na atual gestão

Crivella entrega 300 novas autonomias de táxi e chega à marca de 1.300 na atual gestão

Os beneficiados são auxiliares (homens e mulheres) com maior tempo de serviço como taxista. Em média, os motoristas aguardavam há 20 anos na fila para receber o benefício

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) entregou nesta segunda-feira (13), no Palácio da Cidade, mais 300 autonomias de táxi. Os beneficiados são auxiliares (homens e mulheres) com maior tempo de serviço como taxista. Em média, os motoristas aguardavam há 20 anos na fila para receber o benefício.

“Estamos olhando para os taxistas, essa classe sofrida e trabalhadora. Estamos chegando hoje a 1.300 autonomias entregues na nossa gestão. São motoristas que deixam de ser auxiliares para ter a sua independência e melhores condições para trabalhar”, afirmou Crivella, durante a cerimônia.

Seguindo estabelecido em decreto, do total de 300 autonomias distribuídas, 10% são reservadas a motoristas com deficiência, 10% a mulheres e outros 10% a motoristas que tenham pessoas com deficiência como dependentes econômicos. A cidade do Rio tem, atualmente, cerca de 32 mil permissionários e 15 mil auxiliares de táxi.

“Esse ato do prefeito vai nos dar mais tranquilidade, não só para nós trabalhadores, mas também para nossas famílias”, afirmou Luciano do Espírito Santo, um dos beneficiados com as novas autonomias.

A taxista Jassymar Santos Costa, de 70 anos, disse que esperava havia cerca de 15 anos a obtenção da autonomia e que, em alguns momentos, quase perdeu a esperança. “E agora chega essa surpresa, que para nós significa liberdade!”, comemorou.

Participaram também da cerimônia de entrega de autonomias, no Palácio da Cidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe, o vereador Carlos Eduardo, o deputado estadual Dionísio Lins e o deputado federal Otoni de Paula.

Benefícios para os taxistas

A atual gestão promoveu melhorias significativas para a classe de taxistas. Em junho de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) autorizou a fixação nos táxis de adesivos com o logotipo das empresas operadoras de cartão de crédito aceitas pelos profissionais em suas corridas. A medida beneficia tanto os taxistas como os usuários, que podem saber, antes de embarcar, quais táxis aceitam o pagamento da corrida por meio de cartão de crédito.

No mês seguinte, a SMTR aumentou a vida útil dos táxis para 8 anos. A decisão foi motivada pela realidade socioeconômica vivida pela população carioca e pelas perdas financeiras da categoria.

Em outubro de 2018, os taxistas passaram a ter a opção de escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. A técnica era uma reivindicação antiga dos taxistas, que tinham prejuízo no momento da revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela costumam ser desvalorizados. A técnica permite que o adesivo seja removido quando o proprietário desejar revender o carro.

Em novembro do ano passado, a Prefeitura lançou o Riocard Duo para taxistas, meio eletrônico de pagamento de corridas que permite a inclusão no sistema financeiro dos motoristas de táxi com nome no SPC ou sem conta bancária. Hoje, pelo menos 12 mil taxistas do Rio não podem receber corridas via aplicativos ou com cartões porque não movimentam conta bancária. O RioCard Duo muda essa realidade: o cartão pré-pago funciona como uma conta corrente para a qual os aplicativos e operadoras de cartão podem transferir os valores correspondentes às corridas efetuadas pelo motorista.

Prefeitura também proporciona encontro entre taxistas e Caixa para negociação de dívidas

Os taxistas terão a oportunidade de renegociar dívidas e obter crédito pessoal, mediante análise, em uma iniciativa que inclui a Secretaria Municipal de Transportes e o Procon Carioca, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A Caixa também oferecerá serviços como abertura de conta corrente e consórcio de veículos. No caso dos que não possuem restrições, será possível analisar a viabilidade de obtenção de crédito pessoal para a compra do carro zero.

Qualquer taxista poderá ter acesso aos mesmos serviços oferecidos no evento. Basta ir à agência da Caixa Econômica Federal do Teleporto, na Rua Afonso Cavalcanti, 33 – Cidade Nova, e se identificar como motorista de táxi. Os documentos necessários são os seguintes: RG, CPF e comprovante de residência. No caso de análise de crédito, é preciso levar também comprovante de renda (imposto de renda ou declaração da cooperativa/associação).

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Marcelo Piu

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.