Crivella doa recursos do leilão de camarote da Sapucaí para abrigos municipais

“A prefeitura precisa dar dignidade às pessoas que necessitam de acolhimento. Os abrigos estão bem, mas poderiam estar melhores”, comentou Crivella

Publicado em 23/2/2017 - 00:00

marcelo-crivella-prb-abrigo-municipal-foto-edvaldo-reis-e-wanderson-costa-cruz-23-02-17
“A prefeitura precisa dar dignidade às pessoas que necessitam de acolhimento”, disse Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – Em visita ao abrigo de idosos Professora Nilda Ney, na Zona Oeste, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) anunciou a doação de R$ 240 mil, referentes ao leilão do camarote 9 da Sapucaí, para reforma de abrigos municipais. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, que acompanhou a visita, sugeriu que a verba fosse utilizada para a reforma da rede elétrica de algumas unidades. O prefeito concordou.

“A população de rua da cidade do Rio de Janeiro ultrapassa 14.000 cidadãos. A prefeitura precisa dar dignidade às pessoas que necessitam de acolhimento. Os abrigos estão bem, mas poderiam estar melhores. Então, com este recurso a secretária Teresa pode investir, por exemplo, na climatização das unidades. Temos vários aparelhos de ar condicionado nos depósitos da secretaria que não foram instalados por problemas elétricos nas unidades. Não faz sentido os aparelhos se estragarem nos depósitos e as pessoas passando calor no abrigo”, disse Crivella.

marcelo-crivella-prb-abrigo-municipal-foto2-edvaldo-reis-e-wanderson-costa-cruz-23-02-17Para a secretária, a quantia veio em boa hora, pois muitos abrigos precisam de reparo. A secretária reclamou das condições em que recebeu a pasta e da falta de uma política pública séria na área de assistência social nos últimos anos. “Hoje é um dia muito especial. Graças à sensibilidade do prefeito, a secretaria receberá esta verba que será usada para dar mais dignidade aos acolhidos nos abrigos. Encontramos uma realidade muito cruel na Assistência Social. Alguns abrigos completamente sucateados, sem condições de receber àqueles que precisam dos serviços de abrigamento. Por isso, agradeço ao prefeito por este recurso. A prefeitura está, depois de décadas, finalmente cuidando das pessoas”, comemorou Teresa.

Na contramão dos problemas nas unidades, o Nilda Ney foi considerado pelo Ministério Público o único abrigo público para idosos de referência no Estado, pelo trabalho realizado com os abrigados. Apesar do cuidado dos funcionários com os idosos, a unidade também necessita de reparos estruturais. Inaugurada em 2010, a casa nunca passou por reforma. Tem capacidade para atender até 16 idosos de ambos os sexos. ‘O que vemos aqui no Nilda Ney, não é luxo, não é uma estrutura ideal. No entanto, os idosos são tratados com carinho por uma equipe excepcional que faz toda a diferença”, elogiou a secretária.

A manhã foi de alegria. As visitas foram recebidas com muito carinho. Uma das abrigadas, dona Juracy, de 81 anos, chegou a cantar com o prefeito e a secretária “O Carinhoso”. “Estou muito feliz porque aqui existem pessoas que gostam e cuidam de mim. Tive uma infância muito difícil, no Espírito Santo. Pelo menos, na velhice, tenho sido bem tratada”, agradeceu a aposentada, que é de Cachoeiro de Itapemirim e veio para o Rio há mais de 40 anos.

“Ela é da terra do Roberto Carlos. É por isso que canta”, brincou, bem-humorado, o prefeito Marcelo Crivella.

Texto: Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis e Wanderson Costa Cruz

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend