Crivella celebra 1º lugar da Prefeitura do Rio em premiação para cidades inteligentes

Crivella celebra 1º lugar da Prefeitura do Rio em premiação para cidades inteligentes

Administração municipal conquista o topo em duas categorias: Tecnologia e Inovação e Empreendedorismo

Rio de Janeiro (RJ) – A Prefeitura do Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar em duas categorias de premiação para Cidades Inteligentes. Um em Tecnologia e Inovação e outro em Empreendedorismo. E ficou em 6º lugar no Ranking Geral da plataforma Connected Smart Cities – Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. O prêmio foi entregue nesta terça-feira (4), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O projeto envolve empresas, entidades e governos e tem por missão encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. O ranking foi estabelecido pela Sator, desenvolvedora de plataformas de negócios, em parceria com a Urban Systems, empresa de inteligência de mercado. Foram mapeadas mais de 700 cidades com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) destacou a importância do prêmio como reconhecimento à qualidade dos serviços, dentro do conceito de Cidades Inteligentes, que a Prefeitura vem desenvolvendo em prol do município e dos cidadãos cariocas.

“A cidade inteligente é a que modela e presta serviços públicos levando em conta a experiência do usuário, ou seja, o pensamento, a expectativa e a necessidade dele. A cidade deve ser, portanto, expressão dos anseios de seus cidadãos. Toda a cidade preocupada com a execução desse projeto age de forma que se torne inteligente. Ela mantém em constante aperfeiçoamento sua estratégia de desenvolvimento. O trabalho feito pelo Connected Smart Cities é um instrumento extremamente importante para balizamento das ações de governo, pois apresenta uma visão técnica e isenta sobre ações e o posicionamento de cada cidade”, disse Crivella.

O primeiro lugar na Categoria Empreendedorismo foi conquistado pela prefeitura do Rio nos anos de 2105 e 2016. Em 2017, a cidade ocupava a segunda posição e agora, em 2018, volta ao topo do ranking. Na avaliação do prefeito Marcelo Crivella, o Rio de Janeiro é uma cidade de múltiplas oportunidades, e isso faz com que o Rio seja destaque no ranking.

“Do ponto de vista da administração pública, é importante destacar que somos uma cidade capaz de emitir um alvará de maneira virtual, desde sua solicitação até sua impressão. Tudo é feito pelo próprio contribuinte. No caso de microempreendedores individuais, esse alvará é emitido instantaneamente, já que os MEIs são isentos do pagamento de taxas para emissão de licença. Desde a entrada em funcionamento do processo de alvará eletrônico, o volume de licenças emitidas cresceu em mais de 40%, o que demonstra a saída da informalidade de parcela significativa da atividade econômica”, destacou Crivella.

O Rio de Janeiro também recebeu o primeiro lugar na categoria Tecnologia e Inovação por oferecer à população 24% das conexões de Banda Larga com mais de 34 MB e por ser, segundo o Sinditelebrasil, a 3ª cidade no ranking das cidades amigas da internet, entre 2016 e 2017. O trabalho da IPLANRIO, empresa municipal de tecnologia, responsável pela sustentação de mais de 800 sistemas corporativos e pelo desenvolvimento de projetos disruptivos para governos também foi determinante para que a cidade chegasse ao terceiro lugar do ranking. Outro ponto de destaque são o fato de o Rio deter 7,7 patentes por 100 mil habitantes e ter rede pública de fibra ótica, com cerca de 500 km de extensão.

Em Mobilidade e Acessibilidade, a cidade se mantém no 3° lugar nas três últimas edições. Entre os destaques, a primeira plataforma pública de gestão de táxis no país, o Taxi.Rio, desenvolvido pela Iplan Rio e que conta com cerca de 22 mil taxistas cadastrados. O Taxi.Rio transportou, em dez meses, aproximadamente 310 mil passageiros em mais de dois milhões de corridas. A plataforma também está presente em São Paulo, por meio de uma parceria para transferência de tecnologia.

Em tecnologia para mobilidade, a cidade também se destaca pela atuação do Centro de Operações Rio, que congrega mais de 30 agências que trabalham de forma integrada na operação da cidade, especialmente em temas como a mobilidade; outro ponto que garantiu ao Rio de Janeiro a terceira posição no ranking foi o fato de oferecer 5 km de transporte coletivo de massa por 100 mil habitantes

Crivella celebra 1º lugar da Prefeitura do Rio em premiação para cidades inteligentes

O presidente da Iplan Rio, Fabio Pimentel, que recebeu os prêmios em nome da Prefeitura do Rio, destacou a importância de uma cidade inteligente trabalhar para o cidadão. “Cidade inteligente é aquela que trabalha para o cidadão, fazendo com que ele gaste menos tempo com burocracia e na resolução de problemas. Temos trabalhado para dar previsibilidade aos serviços públicos: o cidadão precisa saber como cada passo vai funcionar. E isso começa lá na modelagem do serviço público, que deve levar em conta a experiência do usuário”, afirmou Pimentel.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.