Crivella autoriza a convocação de 179 médicos aprovados em concurso

Os novos médicos trabalharão em unidades de urgência e emergência, hospitais gerais e especializados, hospitais pediátricos e maternidades

Publicado em 21/9/2018 - 00:00

Crivella autoriza a convocação de 179 médicos aprovados em concurso
Os novos médicos trabalharão em regime de 24 horas semanais para o primeiro atendimento em unidades de urgência e emergência, hospitais gerais e especializados, hospitais pediátricos e maternidades, além de institutos de saúde mental

Rio de Janeiro (RJ) – A Prefeitura do Rio de Janeiro vai convocar mais 179 médicos que foram aprovados no concurso realizado em 2017. A autorização, publicada essa semana no Diário Oficial, foi dada pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB). Os novos médicos trabalharão em regime de 24 horas semanais. Eles serão convocados pela Secretaria Municipal de Saúde para o primeiro atendimento em unidades de urgência e emergência, hospitais gerais e especializados, hospitais pediátricos e maternidades, além de institutos de saúde mental.

“Saúde é prioridade máxima para a Prefeitura. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, devido à crise econômica e ao legado de despesas sem previsão de receita deixado pela gestão anterior, estamos investindo para que a população receba o atendimento a que tem direito. Esses novos profissionais vão reforçar nossos hospitais, maternidades e demais centros de atendimento”, destacou o prefeito Marcelo Crivella.

Os novos profissionais serão submetidos a exames admissionais para, então, escolherem o local de trabalho onde há necessidade de reposição de profissionais. Essa é a segunda convocação de médicos que a Prefeitura faz esse ano. No início de setembro, outros 82 foram chamados para trabalhar nas mais diversas especialidades.

“Nas últimas duas décadas, nunca se investiu tanto em saúde no Rio: estamos entregando dez novos tomógrafos computadorizados e quase mil camas hospitalares, que substituirão as que estavam caindo aos pedaços. Disseram que fecharíamos clínicas da família, mas, ao contrário, inauguramos mais oito. Isso sem falar nos 65 modernos carrinhos de anestesia, o que aumenta nossa capacidade de fazer cirurgias, e no mutirão de 15 mil cirurgias de catarata. São apenas alguns exemplos de como a nossa gestão cumpre o compromisso sagrado de cuidar, sobretudo, de quem mais precisa”, afirmou Crivella.

Outra boa notícia é que a Prefeitura vai receber aumento no repasse financeiro do Ministério da Saúde, como forma de incentivo à qualificação da estratégia Saúde da Família, após a certificação das equipes que atuam no município. Na última avaliação, mais de 90% (721) das 796 equipes selecionadas tiveram resultado positivo (ótimo, muito bom ou bom). Apenas 22 (2,76%) foram classificadas como regular e nenhuma equipe foi classificada como ruim.

Para se ter uma ideia do avanço na qualidade do trabalho das equipes nos últimos anos, na avaliação anterior, realizada em 2014, 331 das 612 equipes (53,7%) tiveram resultado positivo, 273 (44,2%) foram classificadas como medianas e nove equipes (1,45%) ficaram com resultado insatisfatório.

A avaliação faz parte do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), que é realizado desde 2012 pelo Ministério da Saúde.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend