Crivella assina acordo de cooperação para Congresso Mundial de Arquitetos em 2020

Crivella assina acordo de cooperação para Congresso Mundial de Arquitetos em 2020

Crivella assinou acordo de cooperação entre a prefeitura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização do evento, que acontece no Rio em julho do ano que vem

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) assinou na segunda-feira (18) um acordo de cooperação entre a prefeitura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização da programação relativa ao Congresso Mundial de Arquitetos, que a cidade vai receber em julho do ano que vem. A parceria garante também a realização de eventos em comemoração ao título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido ao Rio pela Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação, ciência e cultura e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). O anúncio do prêmio foi feito no mês passado, em Paris.

“Nós precisamos levar esse evento ao coração do nosso povo. A arquitetura influencia muito o espírito das pessoas. A alma das pessoas é um espelho do local onde habitam, e ao longo da História sempre foi assim. Às vezes, a arquitetura das pequenas obras age mais na vida das pessoas do que a das grandes obras. Calçadas, travessias, sinais, pontos de ônibus e ciclovias as aproximam de uma cidade, que essas pessoas precisam entender que é delas. É preciso que a arquitetura chegue também ao povo simples da nossa cidade, e que ele não se sinta excluído. É o grande desafio nosso, e fica aqui o compromisso da Prefeitura do Rio de prestar todo apoio”, afirmou Crivella, ao lado da secretária Municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, e do Presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, Sérgio Magalhães.

A Cidade Maravilhosa, conhecida mundialmente por suas belezas naturais, é considerada Patrimônio Mundial por sua paisagem cultural, título que já tinha sido atribuído também pela Unesco. O reconhecimento a seus espaços urbanos, prédios e monumentos é uma oportunidade de mostrar um lado menos divulgado da cidade: o do valor arquitetônico.

“É fundamental garantir o acesso da arquitetura e do urbanismo a todos. E o Rio é um laboratório valioso para o mundo, no sentido de se debater que tipo de ajuda a arquitetura pode dar para os desafios que as grandes cidades do mundo propõem”, destacou Nivaldo Andrade, presidente nacional do IAB.

Legado para a cidade

Além de atrair novamente as atenções internacionais de forma positiva, o título de Capital Mundial da Arquitetura destaca um aspecto ainda pouco difundido do Rio: seu valor arquitetônico. A cidade tem muito a oferecer nesse sentido: construções do período colonial; prédios no estilo art-déco, que marcou as primeiras décadas do século passado; e os primeiros edifícios modernistas e pérolas da arquitetura de Oscar Niemeyer, maior nome brasileiro, reconhecido mundialmente. No entanto, segundo especialistas, o principal legado será o de identificar metas que possam ser traçadas para os próximos dez anos, o que ajudará a construir políticas públicas para a melhoria do projeto urbanístico da cidade.

Sobre o congresso

Maior fórum mundial de arquitetura, o Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) – sediada em Paris – e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Ocorre a cada três anos, e, a partir da edição carioca, a cidade que sediar o evento receberá também o título de Capital Mundial da Arquitetura.

Pela primeira vez no Brasil, o evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020, no Rio, com atividades em locais diversos da cidade, entre eles o Palácio Gustavo Capanema, que deverá receber exposições, palestras e workshops. A expectativa é que 25 mil arquitetos e acadêmicos de arquitetura de todo o mundo visitem o Rio durante a realização do UIA2020.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.