Crivella apresenta plano de instalação de usina que transforma lixo em energia elétrica

Crivella apresenta plano de instalação de usina que transforma lixo em energia elétrica

A energia gerada será capaz de abastecer 120 mil domicílios, o que vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou nesta quarta-feira (15), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul, o plano de instalação de uma unidade da Comlurb para transformação de lixo em energia elétrica. Deverá ser a primeira usina desse tipo na América do Sul. Crivella recebeu do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a licença ambiental para a Unidade de Valorização Energética dos Resíduos (VER), que será instalada no EcoParque do Caju, na Zona Norte. A energia gerada será capaz de abastecer 120 mil domicílios, o que vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas.

“É a primeira vez que vamos ter todo resto de comida, com cascas de verduras e frutas e todo lixo orgânico produzido na cidade, para gerar energia. São 30 Megawatt-hora (MWh) por dia. Além disso, vamos deixar de levar dezenas de carretas para o aterro em Seropédica, e isso vai melhorar o trânsito na Avenida Brasil. Vamos gastar menos asfalto e queimar menos combustível, diminuindo o efeito estufa e o aquecimento global”, celebrou Crivella.

A usina vai aproveitar 1.300 toneladas de resíduos por dia da coleta domiciliar para transformar em energia. A produção energética vai gerar economia de cerca de R$ 9 mil por hora. Ao todo, 14% do lixo em geral, preferencialmente orgânico, serão transformados em energia limpa (chamada Waste to Energy, em inglês). O projeto vai eliminar o trânsito de 68 carretas por dia de lixo nas vias públicas, que seriam transportadas para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense. A tecnologia é usada em 300 cidades da Europa e em outras 200 de EUA e Japão. A usina vai empregar até 300 pessoas, direta e indiretamente, sendo 50 só na operação permanente.

Ganhos ambientais importantes

Com a licença ambiental, a Comlurb está apta a iniciar, em parceria com a empresa Ciclus Ambiental, a criação da unidade. “Os ganhos ambientais e sociais serão muito significativos”, ressaltou Adriana Felipetto, presidente da Concessionária Ciclus Ambiental.

Os resíduos utilizados na VER serão provenientes das regiões AP1 (Centro, Zona Portuária, Rio Comprido, Paquetá e Santa Teresa), AP2 (Zona Sul e Grande Tijuca) e AP3 (Zona Norte). Desses pontos até a usina, o transporte será feito pela Ciclus até o Caju.

“Demos sequência a um processo de licenciamento que vinha sendo pleiteado há algum tempo, em prol do meio ambiente e da população em geral”, comentou o presidente do Inea, Cláudio Dutra.

Solução inteligente

Para o presidente da Comlurb, Tarquínio Prisco, a instalação da usina é um marco internacional. “Não há coisa parecida na América Latina. Estamos muito empolgados”, disse.

Já para Ana Lúcia Santoro, secretária estadual do Ambiente, o município do Rio está encontrando uma solução inteligente para um problema que é mundial. “A cidade do Rio está de parabéns. Aterros são problemas enterrados, mas que podem ter soluções incríveis, como essa usina”, afirmou.

A valorização dos resíduos sólidos domiciliares está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao todo, serão investidos R$ 500 milhões pela iniciativa privada, financiados por bancos de fomento (BNDES, CEF ou Banco Mundial).

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Marcos de Paula

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.