Crivella apresenta novos ônibus com ar-condicionado

Os primeiros 150 novos ônibus da frota do Rio de Janeiro estarão circulando nas Zonas Norte e Oeste a partir de segunda-feira, 3 de setembro

Publicado em 31/8/2018 - 00:00

Crivella apresenta novos ônibus com ar-condicionado
Os primeiros 150 novos ônibus da frota do Rio de Janeiro estarão circulando nas Zonas Norte e Oeste a partir de segunda-feira, 3 de setembro

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou, nesta quinta-feira (30), no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, os primeiros 150 novos ônibus da frota da cidade, que a partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, estarão circulando nas Zonas Norte e Oeste. Os veículos ganharam novas cores e estão equipados com ar-condicionado, wi-fi e carregador de celular. A apresentação dos coletivos – que ocorreu antes mesmo do prazo inicialmente estipulado, para novembro – faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro). O acordo prevê a renovação e a climatização total da frota até 2020. A padronização com cores diferentes para cada empresa atende solicitação dos usuários, para facilitar a identificação das linhas.

“São 150 ônibus que começam a rodar. Com wi-fi de graça, carregador de celular e câmera para que o motorista consiga ver os passageiros descendo atrás, evitando, assim, acidentes. Eles têm também GPS, com os quais a Prefeitura poderá municiar, com dados, um aplicativo onde as pessoas vão saber que horas descer para o ponto de ônibus e quanto tempo vão levar para ir, por exemplo, de Copacabana até Triagem, ou sair de Bangu e chegar ao Largo São Francisco. É um grande avanço que estamos tendo, e não podemos esquecer que a tarifa no Rio de Janeiro é a mais barata entre as capitais do Brasil”, destacou Crivella.

Crivella apresenta novos ônibus com ar-condicionado

As mudanças na frota de ônibus do Rio foram anunciadas pelo prefeito no começo de agosto. Dois meses antes, em junho, ele tinha assinado com o Rio Ônibus o TAC, documento com compromissos assumidos pelas duas partes para a melhoria do sistema. O Termo de Ajuste de Conduta estabelece uma série de medidas, que envolvem diferentes secretarias e órgãos municipais, no sentido de proporcionar uma nova realidade para o transporte por ônibus na cidade.

“Há um novo formato para a relação entre a Prefeitura do Rio e os empresários do setor. Trabalhamos com transparência, ficamos quase um ano negociando as melhorias que estamos apresentando hoje. A relação se dá de outra forma. Por isso, conseguimos avançar, trazer melhorias para população, que merecia essa renovação da frota, e mesmo assim mantivemos a tarifa do ônibus na cidade como a mais barata entre as capitais brasileiras”, explicou Crivella.

Além das novidades já anunciadas, as melhorias referem-se a questões tecnológicas e de segurança:

Novo sistema de bilhetagem

O controle sobre a bilhetagem sairá dos empresários e passará à Prefeitura, num modelo cujo objetivo principal é tornar o processo mais transparente. Um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria Municipal de Transportes elabora o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica do município. Uma consultoria está em curso a fim de indicar o modelo mais adequado a seguir, além de fornecer diretrizes e apoio geral ao projeto, visando a atender às necessidades dos usuários e do poder público.

Aplicativo Ônibus.Rio

O aplicativo Ônibus.Rio vai oferecer aos usuários do sistema mais gestão, mais serviços e mais integração. Por intermédio dele, serão possíveis os seguintes procedimentos: consultas a itinerários de linhas de ônibus; envio de push com novos itinerários aos usuários das linhas; tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos; e acompanhamento do trajeto por GPS. A nova ferramenta oferece também botão de pânico com alerta enviado ao COR (Centro de Operações Rio), com multicanais para relacionamento (Facebook, WhatsApp e Central 1746), site para simulação de viagens e dados de transparência e possibilidade de avaliação de ônibus, motoristas e viagens.

Riocard Duo

O cartão Riocard vai mudar e passará a se chamar Riocard Duo, com função também de cartão bancário, possibilitando ao usuário utilizá-lo não só para garantir seu ingresso no transporte, mas também para fazer compras no comércio. Adquirir o novo cartão será fácil e grátis: bastará ir à loja do RioCard informar CPF e número de Whatsapp.

Frota em Renovação

A frota de ônibus da cidade conta com sete mil veículos. As 32 empresas concessionárias do serviço são responsáveis pelo transporte diário de quatro milhões de passageiros. A entrega dos primeiros 150 ônibus marca o início, na prática, da renovação da frota.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend