Crivella apresenta nova identificação de fiscais da Vigilância Sanitária

Equipe terá crachá com QR code e colete com nome e matrícula bordados, entre outras medidas

Publicado em 7/3/2018 - 00:00

Crivella apresenta nova identificação de fiscais da Vigilância Sanitária para evitar fraudes
Equipe terá crachá com QR code e colete com nome e matrícula bordados, entre outras medidas

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), lançou, nesta terça-feira (6), no Palácio da Cidade, a nova identificação dos fiscais da Vigilância Sanitária municipal, que impedirá a ação de fraudadores que se fazem passar por agentes da fiscalização. No evento, Crivella deu início também à campanha “O fiscal tem sua legitimidade. Reconheça. Colabore”.

“São muitos estabelecimentos comerciais fiscalizados pela Vigilância Sanitária, e a gente quer que cada um dos proprietários saiba que aquela pessoa que ele está recebendo é realmente um fiscal da Vigilância Sanitária. Vai ter distintivo, colete e ordem de serviço, para ele saber que está sendo fiscalizado por meio de um procedimento traçado pela estratégia da Prefeitura”, disse Crivella.

Crivella apresenta nova identificação de fiscais da Vigilância Sanitária para evitar fraudesOs fiscais terão carteira de identidade funcional e crachá com QR Code que dá acesso ao site, onde estão disponibilizadas todas as fotos dos fiscais do órgão. Os novos coletes são personalizados, com nome e número de matrícula do fiscal bordados. Outras duas medidas aumentarão a segurança: o fiscal portará sempre uma ordem de serviço, com nome do estabelecimento a ser fiscalizado, nome do servidor que fará o serviço e qual o tipo de fiscalização; e também um Termo de Vistoria Sanitária (TVS), um relatório do que foi feito durante o procedimento. Esse documento terá uma marca d’água contra falsificação.

O prefeito destacou a importância das medidas para evitar a ação de falsos fiscais:

“Tudo isso traz transparência, evita qualquer tipo de desvio, e é importante que a gente tenha no Rio de Janeiro o patrimônio da ética como princípio da administração. Acabou o tempo de propina e suborno, o que a gente quer é transparência, para as pessoas terem confiança na administração pública e, assim, melhorar a economia da cidade”, declarou.

Na solenidade, que contou com a presença de fiscais da Vigilância Sanitária, Crivella elogiou, ao lado do secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, o trabalho que vem sendo por eles, sob liderança da subsecretária de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, Márcia Rolim.

Representantes de diferentes setores da economia, cujas áreas de atuação estão sob fiscalização da vigilância sanitária municipal deram depoimentos sobre a atuação dos fiscais. Um dos pontos destacados foi a maior transparência no trabalho desde que Crivella assumiu a Prefeitura.

“Foram 15 mil licenciamentos sanitários em 2017, contra menos de três mil em 2016, último ano da gestão anterior. No setor de combate a zoonoses, vacinamos meio milhão de cães e gatos no ano passado”, informou o secretário Marco Antonio de Mattos.

A subsecretária de Vigilância Sanitária resumiu. “Nosso objetivo é a segurança da população, assim como a qualidade do serviço que estamos entregando”, afirmou Márcia Rolim.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend