Crivella apresenta balanço de ações que reduziram impacto do temporal no Rio

Crivella apresenta balanço de ações que reduziram impacto do temporal no Rio

“Eu quero agradecer à população do Rio de Janeiro, que colaborou conosco”, disse Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou nesta quarta-feira (13), um balanço das ações que ajudaram a reduzir o impacto da chuva que atingiu a cidade na madrugada e durante a manhã. Crivella destacou que a Prefeitura mostrou estar preparada e considerou positiva a estratégia de prevenção adotada para mitigar os efeitos do temporal.

“Eu quero agradecer à população do Rio de Janeiro, que colaborou conosco. Não tivemos os engarrafamentos de sempre, os professores hoje estão fazendo apenas o planejamento das aulas, as crianças ficaram em casa. Foi muita chuva durante a madrugada e no início do dia”, afirmou Crivella. “O pior já passou, sem os acidentes que tivemos na noite de quarta-feira passada. Continuamos trabalhando muito no Vidigal, a nossa ideia é abrir a Avenida Niemeyer ainda esta semana. Continuamos fazendo obra também em Barra de Guaratiba. A Prefeitura está preparada para enfrentar o que tiver que enfrentar neste verão”, completou o prefeito.

A estratégia de alertar a população sobre a chegada da frente fria e do temporal deu certo. A decisão de suspender as aulas nas escolas municipais e a escalação de 10 mil homens da Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb, Conservação e outros órgãos da Prefeitura, para agir nas ruas, ajudaram a reduzir os efeitos da chuva e a orientar o trânsito. O secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina, explicou que não foi necessário o fechamento da Estrada Grajaú-Jacarepaguá e do Alto da Boa Vista, previsto no plano de ação da Prefeitura. O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, informou que foi realizada uma ação coordenada dos vários órgãos municipais, com distribuição das equipes por pontos estratégicos para agilizar o atendimento à população.

Até o momento da apresentação do balanço, no fim da manhã desta quarta, tinham sido registradas 57 ocorrências devido à chuva na cidade. Destas, 37 eram relativas a bolsões d’água. Outros 20 eventos estavam relacionados a árvores, e somente seis ainda permaneciam em aberto.

A previsão do Alerta Rio, de chuvas de 80mm a 100mm/h, acabou se cumprindo: o volume ficou em torno do esperado. Desta vez, diferentemente da semana passada, a chuva caiu de maneira mais espalhada pela cidade, sem se concentrar tanto nas Zonas Oeste e Sul, bastante castigadas no temporal do dia 6. Nesta quarta, as regiões mais atingidas foram o Centro e a Zona Norte. Em São Cristóvão, choveu 86mm/h, e na Tijuca o índice pluviométrico foi de 84mm/h.

A chuva mais espalhada é característica de frentes frias, como a que chegou ao Rio, explicou a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff. E ela é possível de prever com antecedência, ao contrário da outra, do dia 6, uma típica chuva de verão, que se forma de repente, com grande intensidade. A previsão é de que haja ainda chuva moderada na tarde desta quarta, com redução no início da noite. Para quinta, a previsão é de chuva mais amena (entre fraca e moderada). Na sexta poderá haver novas pancadas de chuva, desta vez um pouco mais fortes em alguns pontos, devido à formação de um sistema de baixa pressão no oceano. A previsão para o fim de semana ainda poderá ser atualizada, mas até domingo o céu ainda deverá permanecer nublado.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.