Crivella anuncia investimentos de R$ 20 milhões para climatização de 263 escolas do Rio

Todas as unidades da rede municipal terão sistema de refrigeração ainda neste verão

Publicado em 16/1/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 19:36

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) anunciou na segunda-feira (14), investimentos de R$ 20 milhões para a climatização de 263 escolas da rede municipal de ensino. Com a iniciativa, que vai trazer mais conforto para 135 mil alunos, todas as escolas municipais vão passar a contar com sistema de refrigeração nas salas de aula ainda neste verão.

A novidade foi comunicada pelo prefeito aos diretores das 263 escolas beneficiadas em cerimônia realizada no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, na presença dos secretários da Casa Civil, Paulo Messina (PRB), e de Educação, Talma Romero Suane.

“Temos que cuidar de nossas crianças. Elas são 35% da população, mas 100% de nosso futuro”, afirmou Crivella, reforçando seu compromisso com a educação pública do Rio de Janeiro.

O prefeito também destacou à plateia a importância do papel dos professores na formação dos futuros cidadãos. As instalações começam a ser feitas de imediato, e a previsão de término é de, no máximo, 45 dias. Para dar mais agilidade ao trabalho, os processos de instalação serão descentralizados, mas sob supervisão, acompanhamento e fiscalização da Empresa Municipal de Urbanização, a Riourbe.

A conclusão do processo de climatização da rede municipal de ensino é uma das prioridades do prefeito Marcelo Crivella. Atualmente, 83% das 1.539 unidades escolares da Prefeitura já são climatizadas.

Após fazer um agradecimento especial ao prefeito pelo compromisso e esforço na melhoria da qualidade da Educação da cidade, a secretária Talma Suane explicou que a descentralização dará mais celeridade ao trabalho, permitindo que já nos primeiros dias do ano letivo – 11 de fevereiro para alunos – o serviço de refrigeração esteja sendo concluído.

O processo de climatização das 263 unidades terá serviços diferenciados, pois algumas escolas já têm etapas cumpridas. Entre as obras previstas estão intervenções elétricas para receber o reforço de carga, que já está sendo providenciado pela Light; instalação de aparelhos de ar-condicionado e adequação de distribuição de carga.

De acordo com o secretário Paulo Messina, o governo municipal está trabalhando com seriedade e austeridade. E o momento agora é de realizar. “Os anos de 2017 e 2018 foram difíceis e exigiram muito trabalho para enfrentar a falta de recursos. A crise passou. É hora de olhar para a frente. Temos vontade política. E o dinheiro está chegando”, disse Messina.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend