Crivella acompanha manifestações no Centro de Operações

Prefeito esteve pela manhã no COR e participou de uma das Lives no Facebook do Centro de Operações com internautas sobre os transtornos causados pelos protestos

Publicado em 30/6/2017 - 00:00

Crivella acompanha manifestações no Centro de Operações
O prefeito aproveitou para ressaltar a importância do Centro de Operações para o dia a dia da cidade. Segundo ele, o órgão controla o município nos seus detalhes

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Operações Rio (COR) monitora, desde as 4h desta sexta-feira (30), os reflexos provocados por manifestações nas principais vias da cidade e nos sistemas de transporte do Rio. Com boletins em tempo real e transmissões ao vivo no Facebook e no Twitter (@OperacoesRio), o órgão auxilia a população em seu deslocamento.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) esteve pela manhã no COR e participou de uma das Lives no Facebook do Centro de Operações com internautas sobre os transtornos causados pelos protestos. Crivella disse que começou a ser informado sobre a situação já de madrugada e que as medidas tomadas por sua equipe foram fundamentais para evitar maiores transtornos no trânsito. “Tivemos incidentes em três pontos principais da cidade: no acesso ao aeroporto, na Linha Vermelha e na Avenida Brasil. Na Linha Vermelha, as coisas foram facilitadas porque recentemente abrimos o acesso na Ponte Estaiada aos táxis, e hoje ela passou a servir aos carros de passeio. Na Avenida Brasil, a complicação se deu porque a manifestação se somou às obras do BRT. Mas a situação já foi normalizada. O COR está de prontidão desde as 4h, passando informações para que as forças de segurança possam agir em um problema mais sério”, disse o prefeito.

O prefeito aproveitou para ressaltar a importância do Centro de Operações para o dia a dia da cidade. Segundo ele, o órgão controla o município nos seus detalhes. “É do Centro de Operações que a população é alertada a descer das áreas de risco e se abrigar em locais seguros quando há previsão de chuvas fortes, por exemplo. Também é do COR que os responsáveis pelo trânsito tomam providências em caso de acidentes graves e as forças de segurança são informadas sobre incidentes, como arrastões. Ou seja, é um departamento importantíssimo, a cada dia mais aprimorado e experiente para servir melhor à população do Rio de Janeiro”, explicou.

Crivella voltou a defender o uso das câmeras do COR para também vigiar a cidade, além de monitorar o trânsito e alertar a população nos dias de chuva intensa. “O grande problema que atormenta o cotidiano dos cariocas é a questão da segurança. Nós precisamos controlar nossas estradas, portos e aeroportos, e tomar conta das nossas fronteiras. Quando há previsão de muita chuva, claro que a prioridade passam a ser as áreas possíveis de alagamentos. Agora, uma vez que o sol brilhe no céu, voltamos novamente para a questão de segurança”, disse o prefeito, que além da Polícia Militar pretende fazer um trabalho de parceria com as polícias Federal e Rodoviária, e a Força Nacional de Segurança.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, chegou cedo ao COR para acompanhar o esquema preventivo que foi montado para assegurar a mobilidade dos transportes urbanos. “O COR são os olhos da cidade. Tivemos uma resposta bastante rápida após as medidas que foram tomadas para desbloquear o trânsito”, afirmou Amendola.

O município está em Estágio de Atenção desde as 6h20 de hoje. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa que um ou mais incidentes impactam, no mínimo, uma região, provocando reflexos relevantes na mobilidade.

Texto: Flávia David / Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend