Crivella acompanha início da vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro

Meta é vacinar 1,4 milhão de pessoas em toda a cidade

Publicado em 24/4/2018 - 00:00

Crivella acompanha início da vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro
Meta é vacinar 1,4 milhão de pessoas em toda a cidade

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) acompanhou, nesta terça-feira (24), o início da campanha de vacinação contra a gripe na cidade. Ele esteve pela manhã na Clínica da Família Nildo Aguiar, em Realengo, Zona Oeste. Até 1° de junho, dia do encerramento da campanha, a Prefeitura espera vacinar 1,4 milhão de pessoas. A vacina é para idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e professores das redes pública e privada em atividade.

“Começa hoje a campanha, e estou aqui para pedir à população do Rio de Janeiro para vir se vacinar. Todos que são o público alvo devem se vacinar. São 1,4 milhão de pessoas que precisam estar prevenidas no inverno. É agora que a gente precisa se vacinar. Quando chegar o frio, a gente já está vacinado e não corre risco de ter gripe”, alertou Crivella.

O objetivo da vacinação é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe.

“A gripe é uma virose muito comum no inverno e, para a maioria das pessoas saudáveis, sem maiores complicações. Mas para alguns grupos, que são exatamente os contemplados na campanha, devido a características específicas que os tornam mais vulneráveis, uma gripe pode evoluir para quadros mais graves, levando à necessidade de uma internação e podendo até causar a morte”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos.

O dia D de mobilização, quando postos extras serão montados em toda a cidade para facilitar o acesso da população, será 12 de maio, o segundo sábado do próximo mês.

Onde se vacinar

A vacina estará disponível durante a campanha nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para as mulheres até 45 dias do parto, será solicitada comprovação da condição clínica. A meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendados na campanha.

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2018 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. Para quem faz parte dos grupos alvo, é preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

Recomendações

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

Também serão vacinados durante a campanha a população privada de liberdade e funcionários de instituição prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend