Crivella acompanha implosão de pilares da antiga ponte sobre o Rio Acari

A operação foi necessária para se fazer a dragagem do Rio Acari, na Zona Norte da cidade. O objetivo é a prevenção de enchentes

Publicado em 17/9/2018 - 00:00

Crivella acompanha implosão de pilares da antiga ponte sobre o Rio Acari
A operação foi necessária para se fazer a dragagem do Rio Acari, na Zona Norte da cidade. O objetivo é a prevenção de enchentes

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB-RJ) acompanhou neste domingo (16) a implosão de dois pilares que restavam da Ponte de Acari, na Avenida Prefeito Sá Lessa. A operação foi necessária para se fazer a dragagem do Rio Acari, na Zona Norte da cidade. O objetivo é a prevenção de enchentes.

Crivella destacou a importância da obra para a população da região. “Agora é tirar toda essa parte das colunas que estão destruídas dentro das águas do Rio Acari e continuar fazendo remoção de entulhos, porque o verão vem aí e estamos preocupados com as mudanças climáticas. É claro que nós temos que fazer mais obras, não é só tirar essas sete mil toneladas de entulho aqui do rio, lá na cabeceira dele precisamos fazer reservatórios. Os projetos estão em Brasília, no Ministério das Cidades. São cerca de R$ 300 milhões. Temos muita esperança que eles sejam liberados e aí sim, nós poderemos ter a tranquilidade de que nunca mais o povo dessa região terá inundações estragando suas casas”, disse o prefeito.

Crivella acompanha implosão de pilares da antiga ponte sobre o Rio AcariLogo após a implosão, equipes da Fundação Rio-Águas, com apoio das secretarias municipais de Conservação e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Habitação, e da Comlurb, iniciaram a retirada de lixo e a dragagem.

O trabalho de dragagem do Rio Acari já vem surtindo o efeito esperado desde o início do ano. Durante a última forte chuva na região, o nível das águas do rio Acari e seus afluentes, Pavuna e Pavuninha, não subiu e o rio foi capaz de escoar toda a água.

Entre janeiro e abril deste ano, a Fundação Rio-Águas retirou mais de sete mil toneladas de material assoreado da calha do rio, incluindo carcaças de veículos. Construída nos anos de 1980 para permitir transporte de materiais de obra do chamado pré-metrô, a ponte atrapalhava o escoamento de água.

“A dragagem vai dar um grande alívio na Pavuna e em toda essa área da Avenida Brasil, da Fazenda Botafogo que sofria com inundações”, disse o Secretário de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend