Crivella acompanha ações do programa “Cuidar da Cidade” na Ilha do Governador

Mutirão de zeladoria chega ao 5º bairro e já atendeu quase mil chamados da central 1746

Publicado em 22/2/2019 - 00:00 Atualizado em 14/7/2020 - 14:55

Rio de Janeiro (RJ) – O programa “Cuidar da Cidade”, mutirão de zeladoria com base em chamados para a central 1746, chegou nesta sexta-feira (22) ao quinto bairro desde que foi criado, nos primeiros dias de 2019. As ações ocorreram na Ilha do Governador, na Zona Norte, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acompanhou de perto o trabalho. Ele percorreu as ruas e ouviu os moradores. São mais de 150 atendimentos programados em 28 ruas de Pitangueiras, Zumbi e Ribeira. Nos quatro bairros anteriores, o Cuidar da Cidade solucionou 924 chamados.

“São ações para deixar o bairro mais bonito: podas de árvores, tapa-buracos, pavimentação de calçadas, enfim, todo o trabalho de conservação que a cidade merece. O Rio está vencendo a crise, foram dois anos muito difíceis, mas agora voltamos com a capacidade de investimento. Estamos investindo na cidade, onde todos passam e vivem, e também na saúde e na educação”, afirmou Crivella.

A vistoria do prefeito na Ilha começou pela Colônia Z-10, a vila dos pescadores. A quadra de esportes da Praça São Pedro recebeu nova pintura, e foi feita a poda das árvores. Assim como de praxe no Cuidar da Cidade, a Prefeitura promoveu também a drenagem de bueiros e ralos, reparos na iluminação pública e reforço da pintura de sinalização de trânsito.

No caso específico da Ribeira, para onde Crivella foi em seguida, a população ganhou, além de todos os serviços acima, a revitalização do chafariz da Praça Iaiá Garcia, famoso ponto de convivência do bairro. O chafariz não funcionava desde novembro de 2009.

“O chafariz voltar a jorrar água é um belo presente para o bairro, deixa a praça mais bonita”, comentou a administradora Ana Paula Barros, de 27 anos, moradora do Cocotá.

O fisioterapeuta Rodrigo Ribeiro, também de 27 anos, nascido e criado na Ribeira, festejou a presença dos órgãos públicos nas ruas. “Há dez anos a Prefeitura não chegava aqui, e agora veio com força. É bom para o morador ver que o lugar onde vive está sendo valorizado”, opinou.

Rodrigo e a mulher, a professora de Educação Física Regina Toledo, obtiveram resposta para um chamado que tinham feito pela central 1746: o asfaltamento da Rua Augusto dos Anjos, que será feito num trecho de cerca de 100m de paralelepípedos. Os dois agradeceram pessoalmente ao prefeito, na porta do prédio onde moram. “O 1746 é uma ferramenta importante para o cidadão”, disse Regina.

Mais sobre o mutirão de zeladoria

O “Cuidar da Cidade” estabelece um calendário de ações que envolve diversos órgãos municipais: Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Comlurb, Rio Águas, Cet-Rio, Rioluz e Fundação Parques e Jardins, entre outros.

Criado pelo prefeito Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o Cuidar da Cidade começou nos primeiros dias de 2019. Antes da Ilha do Governador, passou por Rocha Miranda, também na Zona Norte; Santa Cruz e Vila Valqueire, na Zona Oeste; e Leblon, na Zona Sul.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Michel Filho

Reportar Erro
Send this to a friend