Crivella aciona detonação de trecho final do desvio do Rio Joana

Crivella aciona detonação de trecho final do desvio do Rio Joana

O projeto faz parte do Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca para evitar inundações na região, principalmente no verão

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) acionou, na quinta-feira (23), a detonação do trecho final da obra de desvio do Rio Joana, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Com conclusão de 90% da obra, serão iniciadas as escavações do trecho que passa sob o Morro da Mangueira, marco importante nessa reta final de trabalho. A detonação – em que foram usados 168 kg de explosivos – foi o pontapé inicial para a escavação de mais 80 metros de túnel em rocha. O projeto faz parte do Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca para evitar inundações na região, principalmente no verão. Com extensão de 3,4 km (2.400m de túnel e 1.012m de galeria), será construído o maior túnel urbano de drenagem do país, que levará parte das águas do Rio Joana, cujo destino era o Canal do Mangue, para um deságue independente na Baía de Guanabara. Com isso será possível evitar o transbordamento de rios como Maracanã, Trapicheiros, Comprido e o próprio Joana.

“Com essa obra, temos a esperança de ver a Tijuca livre das enchentes. O Rio Joana e o Rio Maracanã serão captados para esse canal subterrâneo próximo do Portão 18 da Uerj, e as águas serão conduzidas para a Baía de Guanabara. Veja que obra interessante, passando, inclusive, por baixo do Morro da Mangueira e do metrô. Hoje fizemos a explosão de uma ligação dessa. É uma obra que daqui a alguns meses, antes do verão, vai trazer um alívio enorme para a população. É uma obra redentora, que o Rio de Janeiro devia a si mesmo há muito tempo. Essa obra e aqueles grandes reservatórios subterrâneos da Praça da Bandeira, da Praça Varnhagen e da Praça Niterói vão reservar milhões de litros quando tivermos as chuvas de verão”, explicou Crivella. “Tenho certeza de que o Rio não vai mais sofrer com as enchentes”, concluiu o prefeito, ao lado dos secretários municipais de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Roberto Nascimento, e de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, e do presidente da Rio-Águas, Cláudio Dutra.

O planejamento da obra prevê que as detonações ocorram três vezes por semana até outubro. A área de influência delas abrange o bairro de São Cristóvão e o Morro da Mangueira, que estão sendo monitorados e onde já ocorreram vistorias cautelares em imóveis. Antes de cada evento, serão acionadas sirenes a 20 minutos, dez, cinco e antes da detonação. A etapa atual da obra é considerada a mais crítica, com frentes sob a linha férrea do metrô, na altura do Maracanã, e de escavação do último trecho até o deságue na Baía de Guanabara, passando pelo Morro da Mangueira. A obra será inaugurada antes do próximo verão.

O programa contou ainda com a construção de grandes reservatórios, os conhecidos Piscinões, citados pelo prefeito Marcelo Crivella. Os reservatórios passaram a receber a água das chuvas, servindo para amortecer grandes volumes em momentos de pico, principalmente no período mais chuvoso, durante o verão. A água é armazenada e liberada de forma controlada, evitando enchentes.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.