Crivella abre mutirão de catarata que vai operar 15 mil pacientes

O objetivo é zerar a fila de espera por esse procedimento dos pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) até o dia 18 de março passado

Publicado em 17/4/2018 - 00:00

Crivella abre mutirão de catarata que vai operar 15 mil pacientes
O objetivo é zerar a fila de espera por esse procedimento dos pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) até o dia 18 de março passado

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB-RJ) participou, no sábado (14), da abertura do mutirão de cirurgias de catarata, que vai beneficiar 15 mil pessoas. A Prefeitura está liberando R$ 15 milhões para a realização do serviço. O objetivo é zerar a fila de espera por esse procedimento dos pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) até o dia 18 de março passado. Neste primeiro dia, Crivella fez um alerta para quem ainda não atualizou seu cadastro.

“É um alívio enorme para a nossa população. Eu quero dizer aos pacientes que todas as clínicas credenciadas têm médicos experientes. Eles vão ser recebidos, fazer a consulta, o exame, o risco cirúrgico e depois vão para a cirurgia. Conversei com todos que já fizeram a cirurgia e estão todos muito satisfeitos. O procedimento é tranquilo, Os benefícios são extraordinários. Agora, os malefícios…. Se não operarmos a catarata pode ser uma cegueira definitiva. Então, eu quero fazer um apelo aos 15 mil pacientes que estão na fila do Sisreg: vocês que se inscreveram na clínica da família ou no hospital, por favor, deem um pulinho lá, ou mandem um parente, para a gente fazer a atualização. Mudou o número de celular, mudou o endereço, nós precisamos saber, porque nós vamos chamar vocês”, afirmou o prefeito, após acompanhar as primeiras cirurgias na Clínica de Cirurgia Ocular São Cristóvão (Cosc), no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade.

Crivella abre mutirão de catarata que vai operar 15 mil pacientesA catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no município do Rio estima-se que 193 mil pessoas tenham a doença. Atualmente, o tempo de espera para a primeira consulta é de 300 dias.

O mutirão será feito por clínicas da rede privada conveniadas ao SUS. Além do Cosc, vão realizar as cirurgias o Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados (Cepoa); o Centro Médico Darke; a Clínica e Cirurgia de Olhos Drª Roberli Bicharra Pinto e Dr Mizael Pinto; e a Clínica de Olhos Avenida Rio Branco.

Paciente nº 1

A aposentada Leila da Silva, de 68 anos, foi a primeira a ser operada. Há dois anos na fila de espera, a moradora de Padre Miguel, Zona Oeste da cidade, não vê a hora de voltar a fazer duas atividades que teve de deixar de lado por causa da catarata.

“Quero muito voltar a andar de bicicleta, carregando meu netinho na garupa. Sempre fui uma pessoa muito ativa, gosto de cozinhar, ler, ver televisão. Mas, principalmente, quero voltar a vender meus sacolés de fruta. É uma renda extra que me ajuda muito, porque só com a aposentadoria não dá para sobreviver”, contou dona Leila, após a cirurgia.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend