Crivella abre a Velo-City, maior conferência mundial sobre bicicleta

Crivella abre a Velo-City, maior conferência mundial sobre bicicleta

Durante quatro dias, serão debatidos temas relacionados à sustentabilidade e à inclusão, com foco na bicicleta como transporte e no seu papel de promoção da saúde, da preservação do meio ambiente e do bem-estar

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) abriu oficialmente, nesta terça-feira (12), a Velo-City, maior conferência mundial sobre bicicleta, que acontece até sexta-feira (15), no Armazém 3 do Pier Mauá, na Zona Portuária. É a primeira vez que o evento, lançado nos anos 80, ocorre na América Latina. Durante quatro dias, serão debatidos temas relacionados à sustentabilidade e à inclusão, com foco na bicicleta como transporte e no seu papel de promoção da saúde, da preservação do meio ambiente e do bem-estar.

” Todos nós queremos um Rio culto, poderoso, rico, mas também justo, humano e inclusivo. E a bicicleta inclui. A bicicleta é a maneira em que o rico e o pobre se deslocam na mesma velocidade, e com grandes benefícios para nós. Nosso trânsito está cada dia mais confuso, e nós temos também muita poluição. Aliás, o mundo inteiro espera que o Rio de Janeiro esteja incluído nesse movimento de sustentabilidade. Temos interesse, sim, que o Rio de Janeiro tenha mais ciclovias, porque é uma das cidades com grande rede e que pretende ampliar”, afirmou o prefeito, em conversa com os jornalistas.

Crivella abre a Velo-City, maior conferência mundial sobre bicicleta Em seu discurso de abertura do evento, Crivella destacou a importância de se debater o transporte por bicicleta como forma de evolução da cidade.

“É a maneira mais barata de preservar o meio ambiente e a saúde. E de aumentar a qualidade de vida, com menos trânsito e menos poluição”, ressaltou.

O presidente da ECF (Federação Europeia de Ciclistas, na sigla em inglês), entidade parceira da Prefeitura do Rio na organização da Velo-City 2018, saudou a iniciativa da cidade em sediar a conferência. Segundo Christophe Najdovski, que é também vice-prefeito de Paris para assuntos relacionados à mobilidade, “a maioria das cidades no mundo enfrenta os mesmos desafios: ser sustentável e reduzir a emissão de gases poluentes, e a bicicleta é a resposta para essas questões”.

“Existe grande potencial para desenvolver o ciclismo em nossas cidades. Temos que compartilhar essa convicção a todos os cidadãos e espalhar decisões de governo nesse sentido”, afirmou Najdovski.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, deu boas-vindas a todos os participantes e convidou os estrangeiros a conhecer a cidade de bicicleta.

“A bicicleta está relacionada com a vida do carioca, com o seu dia a dia. Andar de bicicleta é um convite a viver o Rio de lado a lado. E a bicicleta leva a lugares fantásticos na cidade”, destacou.

Sobre a Velo-City

Conferência anual sobre mobilidade urbana por bicicleta do mundo, a Velo-City foi realizada pela primeira vez em 1980, na cidade alemã de Bremen. Organizado pela Federação Europeia de Ciclistas, o fórum já visitou a América do Norte e a Ásia, além, claro, da Europa. No ano passado, foi em Arnhem e Nijmegen, na Holanda. Em 2019 será em Dublin, na Irlanda.

No Rio de Janeiro, são cerca de 1 mil inscritos, com 70% de sul-americanos, 20% de europeus e 10% de americanos. O tema principal da edição carioca do evento é “Acesso à Vida”. Durante o encontro serão realizadas várias discussões, entre as quais paineis como “Aprenda a viver para alcançar Felicidade e Qualidade de Vida” e como “Integrar a Vida e o Transporte gerando uma Economia Viva”.

Na Velo-City, a bicicleta é apresentada em suas conexões com educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas. São debates, plenárias e palestras que reúnem alguns dos mais importantes ativistas da mobilidade por bicicleta no mundo.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado distrital, Julio Cesar (PRB-DF):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3348-8101

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.