Criada força-tarefa para retirar indígenas de área de risco no Vale do Araguaia

O prefeito de Lagoa da Confusão (TO) reservou o estádio municipal da cidade para alojar os indígenas até a situação na comunidade ser normalizada

Lagoa da Confusão (TO) – O prefeito Nelsinho Moreira (PRB) participou de uma reunião, na última terça-feira (13), para definir os detalhes de atuação da força-tarefa que foi criada pela Prefeitura, Defesas Civis do município e do estado do Tocantins, Exército Brasileiro e Funai para retirar cerca de 40 indígenas da etnia Krahô da Aldeia Takaywrá, na Ilha do Bananal.

Um alojamento provisório está sendo montado no Ginásio de Esporte de Lagoa da Confusão para receber as famílias. O prefeito Nelsinho Moreira destacou a importância da parceria entre estes órgãos com o objetivo de garantir mais segurança a esta comunidade diretamente prejudicada com as recorrentes chuvas. “Nós demos todo o apoio necessário para proporcionar mais segurança a estas famílias. Estamos tentando, da melhor forma possível, contribuir para diminuir os prejuízos e sofrimento do nosso povo que passa por esta situação”, frisou.

A aldeia estava completamente isolada, sem acesso a itens básicos, como água potável e alimentos. A situação estava sendo monitorada pelos órgãos competentes. Após uma reunião, foi definida uma estratégia de atuação e logística para dar início a remoção.

No mês passado o Governo do Tocantins decretou situação de emergência na região por causa dos alagamentos. A medida vale para Cristalândia, Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium e Santa Rita do Tocantins.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Prefeitura de Lagoa da Confusão (TO)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.