Corpo de Bombeiros de São José recebe capacitação em Libras

Corpo de Bombeiros de São José recebe capacitação em Libras

Iniciativa é da vereadora Cristina Sousa (PRB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicado em 14/3/2019 - 00:00

Corpo de Bombeiros de São José recebe capacitação em Libras
Iniciativa da vereadora Cristina Sousa vai capacitar os bombeiros no aprendizado da língua, visando uma melhor comunicação entre a corporação e os deficientes auditivos

São José (SC) – Na segunda-feira (11), membros do Corpo de Bombeiros de São José receberam a primeira aula da capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação é uma iniciativa da vereadora Cristina Sousa (PRB), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso de extensão terá duração de três meses e as aulas serão ministradas por André Luiz Conceição, que é surdo e estudante de Libras. A capacitação é coordenada pelo professor doutor em linguística da UFSC, Deonisio Schmitt, primeiro surdo com doutorado em Linguística do Brasil.

“Esta parceria fará a diferença na vida de todos, disseminando a Língua Brasileira de Sinais, que é a primeira língua oficial dos surdos no Brasil. Dessa forma, proporcionaremos acessibilidade comunicacional para os surdos, rompendo juntos as barreiras, fazendo com que a Língua Brasileira de Sinais venha a ser respeitada e fazendo com que os surdos participem da construção do que precisam”, destaca Cristina Sousa.

O comandante do 10º Batalhão do Bombeiro Militar, Cristhiano Cardoso, responsável pela parceria entre a vereadora e a UFSC falou da importância da capacitação. “Essa capacitação é de suma importância, pois vai permitir darmos um atendimento digno à essas pessoas que até o momento eram invisíveis”, disse o comandante, que elogiou a iniciativa da vereadora.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Cristina Sousa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend