Comissão proposta por Anderson de Lana vai investigar Caixa de Previdência de Cubatão

Comissão proposta por Anderson de Lana vai investigar Caixa de Previdência de Cubatão

O objetivo é investigar supostas irregularidades na liberação de exames e procedimentos cirúrgicos na Caixa de Previdência dos Servidores Municipais

Cubatão (SP) – Atendendo à solicitação do vereador Anderson de Lana Andrade (PRB), a Câmara Municipal de Cubatão aprovou, semana passada, o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar supostas irregularidades na liberação de exames e procedimentos cirúrgicos na Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão.

A iniciativa afirma que os mutuários do plano de assistência médica estão sofrendo com a morosidade no momento de autorização das guias. O colegiado será composto por três vereadores e funcionará por 45 dias.

O parlamentar republicano contou o caso de uma beneficiária, que teve um infarto recentemente, e precisou esperar 12 dias para obter a autorização da cirurgia de ponte de safena. Anderson Veterinário afirmou que foi pessoalmente à Caixa para obter mais informações sobre os motivos da demora, mas, conforme seu relato, foi muito mal atendido por uma das diretoras da autarquia municipal.

“Se tratam assim o vereador da cidade, imagine os mutuários”, criticou, lembrando que o marido da beneficiária contribuiu regularmente com a Caixa por mais de 25 anos e que seus familiares mereciam um tratamento mais digno nesse momento delicado.

Anderson Veterinário ainda comentou que vem recebendo diversas denúncias a respeito da demora para autorização ou liberação das guias médicas pela Caixa para que os pacientes possam realizar exames procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. O vereador chamou a atenção para o fato de, em alguns casos, o tempo para o diagnóstico e tratamento é crucial para que ocorra tratamento eficaz e bem-sucedido, por isso, a morosidade na saúde pode ter consequências fatais. “Tem situações que passam dos limites”, indignou-se.

O presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Ramos Soares, aproveitou o assunto para criticar o modelo atual da Caixa, que aglutina Previdência e Assistência Médica. O vereador destacou que o colapso do sistema está próximo e, por isso, a Mesa Diretora elaborou recentemente um projeto de lei para oferecer assistência médica de qualidade para os servidores do Legislativo, incluindo ativos inativos, pensionistas e dependentes. “Cada poder ou autarquia tem que ter seu próprio plano, como acontece com o Tribunal de Justiça e outros órgãos públicos”, destacou o parlamentar.

Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Cubatão garante que não existe irregularidade nos procedimentos de liberação de autorização das guias. Todo o procedimento é submetido a uma série de normativas, que impõem algumas providências tanto por parte da Autarquia quanto pelos próprios hospitais credenciados, inclusive no tocante aos prazos.

“Portanto, embora compreenda o esforço dos mutuários para que haja um retorno imediato em suas pretensões, o sistema de saúde tem inúmeras normativas que devem ser seguidas, em especial aquelas relacionadas a liberação de vagas na Santa Casa de Santos”, revelou em nota.

A administração finaliza explicando que quando precisa de uma vaga para internação, concorre com todas as demais cidades e convênios e que o critério de eleição de vaga é eminentemente técnico, analisado pelo corpo médico da Santa Casa, que define qual o paciente que tem mais prioridade, dependendo do grau de urgência de sua patologia.

Texto: Diário do Litoral
Foto: Cedida
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.