Claudinei Marques promove programa “Guardião Maria da Penha” em defesa da mulher

Claudinei Marques promove programa “Guardião Maria da Penha” em defesa da mulher

Audiência pública reuniu promotores, delegados e representantes de movimento feminino em prol de uma força tarefa para implantar o programa em Florianópolis

Publicado em 5/6/2017 - 00:00

Claudinei Marques promove programa “Guardião Maria da Penha” em defesa da mulher
Audiência na Câmara Municipal de Florianópolis com diversas autoridades ligados ao assunto discutiu medidas preventivas contra a violência doméstica em Florianópolis

Florianópolis (SC) – A pedido do vereador Claudinei Marques (PRB) a Câmara Municipal de Florianópolis realizou audiência pública na última quinta-feira (1º/06) para discutir os altos índices de violência contra as mulheres na capital catarinense. O encontro reuniu promotores, delegados e representantes de movimento feminino em prol de uma força tarefa para implantar no município o programa preventivo “Guardião Maria da Penha”.

O programa, segundo Claudinei, já funciona em algumas cidades do país, e no estado de Santa Catarina teve destaque no município de Chapecó, implantado pelo vereador Neuri Mantelli (PRB).  Neuri também esteve presente na audiência e colaborou com a sua experiência sobre o programa. “Em 2014 iniciamos discussões igual a esta que estamos tendo hoje, juntamente com juízes, promotoria, comando da Polícia Militar e mulheres vítimas de violência doméstica. Hoje podemos dizer que as mulheres se sentem mais seguras e amparadas, graças ao programa”, comentou Neuri.claudinei-marques-vereador-prb-florianopolis.sc-promove-audiencia-em-defesa-mulher-foto-ascom-05-06-2017-02

claudinei-marques-vereador-prb-florianopolis.sc-promove-audiencia-em-defesa-mulher-foto-ascom-05-06-2017-03O vereador proponente da audiência, Claudinei Marques, relatou os últimos registros alarmantes no país, estado e na capital, envolvendo violência contra as mulheres. “Segundo os últimos dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mulheres são violentadas a cada onze minutos em nosso país. Em nosso estado, exatamente no dia em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher tivemos mais de 100 casos, e na capital cerca de 20 casos de maus tratos à mulher. Foi por esse motivo que quando soube do projeto, e de seu sucesso, imediatamente decidimos colocar toda a nossa força para implantarmos na capital”, comentou Claudinei.

A promotora de justiça, Helen Chanches parabenizou os vereadores pela iniciativa e relatou a importância da realização do programa em no estado. “Esse projeto já é realizado em diversas cidades do país, com resultados muito bem-sucedidos, sendo que Florianópolis há muito tempo deve esse serviço as mulheres. Parabenizo os vereadores Neuri e Claudinei Marques pela iniciativa, pois trata-se de um projeto que garante a articulação de todos os atores envolvidos na proteção a mulher, tornando de fato essa proteção”, comentou Helen.

Foi encaminhado uma reunião já para a próxima semana com as autoridades que estiveram presente na audiência, a fim de realizar o lançamento do programa “Guardião Maria da Penha” em Florianópolis.

A audiência contou com a presença do tenente coronel da PM, Sinval Santos da Silveira; a Secretária da Guarda Municipal de Florianópolis, Maryanne Mattos; o apresentador da RIC-TV, Hélio Costa; a coordenadora do PRB Mulher SC, Vera Gonçalves; o presidente estadual do PRB-SC, Sergio Motta; a delegada da 6º DP, Juliana Gomes; a delegada Geral, Patrícia Zimmermann; a coordenadora municipal da Mulher, Solange Adão; a coordenadora estadual da Mulher, Aretusa Larroyd; e a conselheira estadual dos Direitos da Mulher, Etel de Oliveira Monteiro.

Texto: Leandro Oliveira / Ascom – PRB Santa Catarina
Foto: Édio Hélio Ramos
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend