Chorume de Aterro Sanitário conta com tratamento adequado em Agudos (SP)

Chorume de Aterro Sanitário conta com tratamento adequado em Agudos (SP)

O sistema de tratamento dos resíduos passa a contemplar o manejo adequado do chorume, líquido produzido no aterro sanitário do município

Agudos (SP) – O prefeito Altair da Saúde (PRB) anunciou que, pela primeira vez, o chorume decorrente do aterro sanitário de Agudos passará a receber tratamento adequado, o que torna a substância não agressiva à natureza antes da destinação adequada. “Isso foi possível graças a um contrato feito entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Sabesp, concessionária responsável pela estação de tratamento de esgoto do município”, explicou o republicano.

O primeiro processo de “tratamento” do chorume foi realizado no último dia 7 de maio.  Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Correa, a destinação do líquido, também chamado percolado ou lixiviado, era uma grande preocupação para a administração municipal devido ao risco de contaminação.

A cidade gera diariamente 30 toneladas de resíduos domésticos, que são levados para o aterro sanitário, localizado a 14 km da região urbana do município. Com o passar do tempo, ocorre o processo de decomposição destes resíduos, resultando na produção de chorume.

“Desde o início de operação do aterro, o chorume produzido estava sendo apenas armazenado e preocupado com esta questão, por se tratar de um líquido prejudicial à saúde e ao meio ambiente, decidimos como prioridade buscar alternativas para destinação deste chorume, então decidimos transportar para a estação de tratamento de esgoto, para proceder a destinação final de forma ecologicamente correta”, explicou o secretário Leandro.

O chorume é um líquido altamente poluente e tóxico, de cor escura, odor nauseante e dez vezes mais poluente que o esgoto doméstico que precisa receber a destinação correta. A estação de tratamento funciona no sistema de lagoas aeradas, seguidas de lagoas de decantação, com desinfecção na saída do afluente. Segundo a Sabesp, 100% do esgoto coletado em Agudos é tratado.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Agudos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.