Carnaval de Canindé de São Francisco deve gerar 1.200 empregos temporários

9_02_13_destaque02_se_heleno_silva_empregos_temporarios_carnaval001

O evento é realizado pela prefeitura liderada por Heleno Silva (PRB) com o objetivo de disseminar a cultura local, valorizando a participação da turma da “melhor idade” e das crianças

Canindé de São Francisco (SE) – Localizada a 200 km da capital sergipana, Canindé de São Francisco é a única cidade do Alto Sertão sergipano a promover o Carnaval, incentivando a preservação cultural e com uma programação de muita folia e paz. O evento é realizado pela prefeitura liderada por Heleno Silva (PRB) com o objetivo de disseminar a cultura local, valorizando a participação da turma da “melhor idade” e das crianças.

Inserido no calendário carnavalesco de Sergipe, a festa consegue alavancar a autoestima da comunidade sertaneja, que  resgata as tradições e movimenta a economia da região através de geração de  empregos.

De acordo com o secretário de turismo de Canindé, Hélcio Eduardo, o Carnaval é o carro chefe da cidade na atração de turistas, recebendo, inclusive, pessoas de outros estados. Além disso, a cidade conta com uma ótima estrutura de residências e chácaras para aluguel de temporada, pousadas e hotéis para recepcionar os visitantes com muito conforto, inclusive atendendo aqueles que buscam o sossego durante o feriado prolongado.

“Todos os hotéis e pousadas do município já estão com a sua capacidade de acomodação esgotada. Cerca de 160 ambulantes já foram cadastrados. Seguranças, ‘cordeiros’, vendedores autônomos atuarão durante a festa para garantir sua renda extra. Há dezenas de imóveis alugados para turistas neste período. Bares, restaurantes, lanchonetes estão contratando empregados temporários, gerando mais de 1.200 empregos diretos e indiretos”, detalha o secretário.

Hélcio também destaca que o comércio local, como as lojas de confecções, postos de combustível, distribuidoras de bebidas, supermercados e mercearias, estima aumentar suas vendas em mais de 30% neste período. “Blocos carnavalescos e bandas musicais locais ajudam a aquecer a economia local. Espera-se um movimento financeiro de R$ 2,5 milhões, estimulando a economia do município”, antecipa.

Para o prefeito Heleno Silva, o evento é uma grande oportunidade para valorização da comunidade canindeense, bem como a preservação da cultura e desenvolvimento local. É também, de acordo com ele, responsável pela vinda de turistas de toda região, reforçando a cidade como o segundo destino turístico mais importante de Sergipe.

“Além de todas as atrações musicais e culturais, o turista que vem curtir o Carnaval em Canindé de São Francisco, terá a oportunidade de aproveitar, durante o dia, os passeios pelo Complexo Xingó, a exemplo do Cânion, Rota do Cangaço, Museu de Arqueologia, Usina Hidrelétrica, Trilhas Ecológicas e passeios de catamarã nas águas do Velho Chico”, pontua Heleno, que já comemora a sucesso do evento.

Programação

O Carnaval  2013 começa hoje (07), com o tradicional  Zé Pereira,  um bloco cultural, sem fins lucrativos, que oferece à comunidade e visitantes a abertura oficial dos festejos carnavalescos. Sua característica principal é a simplicidade advinda de suas tradições com bonecos gigantes, fantasias e banda de frevo.

Outro bloco que faz bonito na avenida é o da Prevenção, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SECTUR, oferecendo aos foliões um leque de informações para prevenção de DST’s, conscientizando para a prática do sexo seguro, fundamental neste período.

Os Blocos alternativos enriquecem o evento através da organização e competitividade, envolvendo a comunidade e visitantes, levando alegria e descontração para o sucesso desta festa. O folião tem alternativas diárias de blocos para participar, no sábado e na terça-feira a partir das 21h, por exemplo, saem o “Bloco do Quiabo” e o “Bloco da Pipoca”, respectivamente. Na terça também tem o “Bloco Pirulytcho”, voltado ao público infantil e segunda-feira é a vez do bloco “As Virgens do Sertão”, com a tradição de homens fantasiados de mulher, ambos iniciando a folia às 16h.

Na programação oficial, realizada pela prefeitura, de sábado até terça-feira, a partir das 22h, tem o palco na praça de eventos, com bandas de renome regional e nacional. Já de domingo até terça, das 12h às 16h, a festa começa mais cedo com a programação da Prainha Beira Rio, também com diversas atrações musicais.

Fonte e foto: Ascom – PRB Sergipe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!