Câmara de Porto Alegre aprova programa de incentivo à geração de emprego a idosos

“Esse tipo de política inclusiva tende a reduzir as desigualdades econômicas e sociais”, afirma o autor da proposta, vereador Alvoni Medina (PRB)

Publicado em 19/3/2019 - 00:00

Câmara de Porto Alegre aprova programa de incentivo à geração de empregos a idosos
“Esse tipo de política inclusiva tende a reduzir as desigualdades econômicas e sociais”, afirma o autor da proposta, vereador Alvoni Medina (PRB)

Porto Alegre (RS) – A câmara municipal aprovou na tarde de ontem (18), o Programa de Inventivo à Reserva de Vagas de Emprego para Pessoas Idosas em Porto Alegre, de autoria do vereador Alvoni Medina (PRB).

O projeto pretende criar um programa de estímulo para a contratação das pessoas idosas pelas empresas da cidade de Porto Alegre, com o objetivo de ampliar a participação dos idosos no mercado de trabalho, para combater o abandono e o isolamento.

De acordo com o autor da iniciativa, o programa de incentivo à reserva de vagas para idosos favorece a autodeterminação e a independência, combatendo a exclusão social. “Esse tipo de política inclusiva tende a reduzir as desigualdades econômicas e sociais, o que possibilita uma melhor interação dos idosos com as demais pessoas, com melhor acesso aos serviços e oportunidades que a cidade pode oferecer”, afirma Alvoni Medina.

De acordo com uma série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os gaúchos de 60 anos ou mais, vêm ganhando espaço no mercado laboral do Estado. Mas, apesar disso, a abertura de empregos ainda ocorre em ritmo inferior ao avanço populacional desse grupo. Entre o quarto trimestre de 2012 e igual período do ano passado, o número de trabalhadores de 60 anos ou mais pulou de 390 mil para 527 mil.

Texto: Ascom – vereador Alvoni Medina
Foto: Giulia Secco

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend