Projeto de Nilton Santos alerta sobre proibição de venda de cigarros para menores

Câmara de Limeira aprova projeto que alerta sobre proibição de venda de cigarros a menores

Projeto de autoria do vereador Nilton Santos (PRB) foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção ou veto do prefeito

Publicado em 16/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 12:27

Limeira (SP) – A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na segunda-feira (13), projeto de lei do vereador Nilton Santos (PRB) que alerta para a proibição da venda e distribuição gratuita de cigarros, derivados de tabaco e produtos para fumo a menores de 18 anos nos estabelecimentos comerciais de Limeira.

De acordo com o autor, proposta tem como objetivo contribuir com os esforços para reduzir e orientar a juventude a evitar a compra destes produtos danosos à saúde. “Nós sabemos que hoje a nossa luta tem que ser com prevenção e nada mais eficaz do que políticas públicas para conseguir alcançar o nosso objetivo”, disse Nilton Santos.

Pelo texto, os estabelecimentos que comercializam cigarros e derivados deverão afixar em local de fácil leitura cartaz com os dizeres: “Fica proibida, no município de Limeira, a venda e a distribuição gratuita de cigarros, derivados do tabaco e produtos para fumo de qualquer espécie a menores de 18 anos de idade”.

O texto deve orientar, ainda, que em caso de dúvida, o vendedor deve conferir a idade do comprador por meio de documento pessoal com foto.

Em caso de descumprimento, o infrator será notificado para que a irregularidade seja corrigida em até dez dias. Já no caso de descumprimento da notificação, a prefeitura pode determinar penalidades por meio de regulamento.

Ainda de acordo com Nilton Santos, a proposta legislativa atende a Lei Estadual n° 16.390/2007, que por sua vez segue a Convenção – Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), da Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual prevê que os países devem adotar medidas para proibir a venda de produtos de tabaco aos menores de idade, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígenos.

O texto agora segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar.

Texto e foto: Câmara Municipal de Limeira
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend