Câmara aprova projeto que regulariza o uso de gabinetes optométricos em Campinas

Câmara aprova projeto que regulariza o uso de gabinetes optométricos em Campinas

O autor do projeto, vereador Fernando Mendes, defende que a atividade é um importante caminho para a busca da erradicação das filas para exames no município

Campinas (SP) – A Câmara Municipal de Campinas aprovou, no dia 29 de abril, em 1ª discussão, projeto de lei do vereador Fernando Mendes (PRB) que define as exigências para a concessão do alvará de uso para gabinetes optométricos no município.

O parlamentar, que desde o início de seu mandato, em 2017, defende a causa optométrica, comemorou a aprovação, pois, segundo ele, a medida vai ajudar diretamente a população. “Campinas, atualmente, possui uma fila de espera nos postos de saúde para atendimento básico da saúde visual acima de 500 pessoas por posto. A cidade possui 64 unidades, ou seja, nós ultrapassamos a barreira de 30 mil pessoas e pelo menos seis meses de espera para uma refração. O benefício, primeiramente, é fazer a diferenciação entre a deficiência e doença. Esse projeto dos gabinetes optométricos faz com que a população entenda que se ela tem uma deficiência ela tem que tratar com o técnico e a doença com o médico”, declarou Mendes.

O diretor de relações profissionais do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo, Augusto Cesar da Silva, acrescenta que, com a aprovação do projeto, os optometristas poderão exercer suas funções sem sofrerem quaisquer penalidades.

“Este projeto é importantíssimo para dar liberdade ao profissional de exercer aquilo pelo qual ele se formou. A optometria não é uma invenção brasileira, ela existe no mundo inteiro, e infelizmente aqui no Brasil, no município de Campinas, vinham sendo perseguidos perante uma manipulação do contraditório. Esta lei traz um pequeno alento e conforto para que possamos atuar e realmente fazermos aquilo no qual somos formados que é ajudar a saúde visual brasileira e cuidar da saúde da população mais carente”, disse o diretor.

Texto e foto: Ascom – vereador Fernando Mendes
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.