Belo denuncia suspensão de auxílio funeral e critica falta de políticas públicas em Vila Velha

Segundo ele, o município precisa voltar a oferecer serviços de sepultamento, velório e transferência de documentos, para ajudar famílias de baixa renda

Publicado em 22/6/2016 - 00:00

Belo denuncia suspensão de auxílio funeral e critica falta de políticas públicas na cidade
Segundo ele, o município precisa voltar a oferecer serviços de sepultamento, velório e transferência de documentos, para ajudar famílias de baixa renda

Vila Velha (ES) – O vice-presidente da Câmara de Vila Velha, vereador Belarmino Nunes, o “Belo” (PRB), tem se manifestado cada vez durante as sessões da Casa, cobrando providências à Administração Municipal para resolver problemas que, segundo ele, por falta de providências, continuam prejudicando os moradores da cidade. Na última segunda-feira (20), por exemplo, o parlamentar fez duras críticas à PMVV e denunciou o cancelamento do “Auxílio Funeral”, um serviço humanitário que ele considera de extrema importância e necessidade (por oferecer atendimento gratuito às famílias carentes do município, em caso de falecimento), mas que acabou sendo suspenso.

“Hoje, o cidadão que precisar sepultar um ente querido nos seis cemitérios públicos de Vila Velha, não receberá do município o amparo a que tem direito. Esse tipo de omissão, principalmente num momento de grande tristeza e de fragilidade emocional (como o falecimento de um parente), deixa qualquer pessoa deprimida, consternada e até revoltada. Com a suspensão do Auxílio Funeral, a Assistência Social da PMVV já está sendo chamada de ‘Secretaria de Falta de Assistência Social’. Depois que nosso colega Arnaldinho Borgo se desligou da pasta, no início de abril, para retomar seu mandato parlamentar, parece que tudo parou por lá. Prova disso é que Auxilio Funeral foi suspenso no dia 20 de maio. Não podemos deixar que famílias carentes, sem condições de arcar com custos de velórios e sepultamentos, sofram ainda mais pela falta de amparo do poder público”, disse Belo.

belo-prb-cemiterio-foto-decom-camara-municipal-de-vilha-velha-22-06-16Segundo ele, o município precisa voltar a oferecer serviços de sepultamento, velório e transferência de documentos, para ajudar famílias de baixa renda na hora em que elas mais precisam. Belo informou ainda que, por mês, são sepultadas 130 pessoas, em média, nos seis cemitérios municipais de Vila Velha, que são administrados pela Secretaria de Serviços Urbanos e ficam localizados no Centro, em Santa Inês, na Barra do Jucu, em Alvorada, no Morro da Lagoa e em Ponta da Fruta. De acordo com o vereador republicano, para oferecer estes serviços à população, a PMVV conta com apenas 20 coveiros, 12 funcionários de manutenção e seis coordenadores.

“Este é apenas um dos problemas sociais que a Administração não está fazendo nada para resolver. As cracolândias em que foram transformadas algumas ruas de Santa Rita e Divino Espírito Santo também servem de exemplo para o descaso e a omissão da PMVV. Por falhas no enfrentamento de situações que envolvem extrema vulnerabilidade social, milhares de famílias continuam expostas a vários riscos e não podemos aceitar isso”, enfatizou.

E Belo completou: “Também não podemos permitir que a Praça Agenor Moreira, em Itapuã, e alguns espaços públicos do Centro continuem sendo usados como dormitório, cozinha, banheiro e motel, por moradores de rua. Embora o problema também tenha sido discutido por representantes das associações de moradores do Centro e de Itapuã – até mesmo com a participação de vereadores, que inclusive fizeram várias intervenções junto à prefeitura, na tentativa de buscar uma solução –, infelizmente nenhuma providência foi tomada até agora”.

Texto: Simone Kobe / Decom – Câmara Municipal de Vila Velha
Foto: Decom – Câmara Municipal de Vila Velha

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend