Bancos não poderão negar recebimento de boletos

Bancos não poderão negar recebimento de boletos

Gualter Amado denuncia que bancos têm recusado o recebimento dessas contas para diminuir o número de atendimentos e atender à legislação que define tempo máximo de espera

Americana (SP) – A Câmara Municipal de Americana analisa projeto de lei do vereador Gualter Amado (PRB) que proíbe estabelecimentos bancários de recusarem o recebimento de boletos dentro do prazo de vencimento e de contas de consumo, como água, luz e telefone, diretamente nos caixas de atendimento presencial.

De acordo com o autor, os bancos têm recusado o recebimento dessas contas para diminuir o número de atendimentos e atender à legislação que define tempo máximo de espera. “O objetivo da lei da fila é que sejam contratados mais bancários para que o atendimento seja mais rápido, mas os bancos tentam resolver o problema afastando o público das agências e, para isso, recusam a realização de operações no guichê de caixa”, aponta Gualter.

Bancos não poderão negar recebimento de boletos “As agências de todos os bancos estão recusando o recebimento de depósitos de baixo valor e também o pagamento de boletos bancários e fichas de compensação. Correntistas são orientados a usar os caixas eletrônicos, o telefone, a internet ou os aplicativos de celular, canais de atendimento que oferecem dificuldades a muitas pessoas. Não correntistas são encaminhados para os correspondentes bancários, onde não há segurança, há limites para os valores das operações e os prazos para efetivação das operações são maiores”, acrescenta o autor.

Segundo o documento, os canais de atendimento são alternativos, enquanto o guichê de caixa faz parte da atividade dos bancos. “É importante ressaltar que os bancos são concessões públicas e que, portanto, devem funcionar de modo a servir à população. Restringir o acesso de clientes e usuários aos serviços está em desacordo com a função social que, como empresas concessionárias, os bancos devem respeitar”, explica o vereador.

O projeto prevê também que as agências bancárias ficam proibidas de praticar qualquer tipo de recusa e discriminação entre clientes e não clientes, no que se refere ao recebimento de boletos bancários, contas de consumo e taxas diversas de qualquer valor.

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

Texto e foto: Ascom – vereador Gualter Amado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.