Audiência pública vai debater portaria do MS que reduz acesso de mulheres à mamografia

Audiência pública vai debater portaria do MS que reduz acesso de mulheres à mamografia

Tânia Bastos alerta que o câncer de mama é o que mais afeta a população feminina.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão Permanente de Defesa da Mulher, presidida pela vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), promoverá a audiência pública “Mamografia aos 40 anos: um direito de toda a mulher brasileira”. O evento será realizado no próximo dia 30 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a partir das 9h30.

O objetivo, segundo a republicana, é discutir sobre a Portaria do Governo Federal nº 1253/2013, que restringe a mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Queremos mobilizar o poder público, a sociedade civil e a classe médica para abraçar esta causa tão importante. São 57 mil novos casos por ano, 35 pessoas morrem por dia, e o Rio, infelizmente, está acima da média nacional”, explicou.

Tânia Bastos alerta que o câncer de mama é o que mais afeta a população feminina e está entre as principais causas de morte em mulheres. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são superiores a 90%. Os exames preventivos são a melhor forma de se detectar problemas logo no início.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ruffo de Freitas Júnior, os médicos devem continuar solicitando a mamografia de rastreamento para pacientes a partir dos 40 anos e não aceitar a chamada mamografia unilateral. “Como especialistas, temos a responsabilidade de educar e informar à sociedade sobre os procedimentos mais corretos e seguros em prol da saúde preventiva. E a mamografia é um instrumento de extrema importância, tendo reflexo na redução de cirurgias mutiladoras (mastectomias), diminuição de sofrimento e melhor qualidade de vida da paciente após o câncer”, concluiu.

 

Texto e foto: Ascom – vereadora Tânia Bastos
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!