Audiência Pública da Semana de Combate à Pedofilia lota Câmara de Rio Preto

Evento reuniu uma multidão de assistentes sociais, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e segurança de toda a região.

Publicado em 21/5/2014 - 00:00

Audiência Pública da Semana de Combate à Pedofilia lota Câmara de Rio Preto
Semana de Combate a Pedofilia em São José do Rio Preto.

 

São José do Rio Preto (SP) – A Audiência Pública que deu início (19/05) a 6ª edição Semana de Combate à Pedofilia de São José do Rio Preto reuniu uma multidão de assistentes sociais, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e segurança de toda a região que lotam o plenário da Câmara Municipal. A semana é coordenada pela vereadora Karina Caroline (PRB-SP), em cumprimento a Lei Municipal nº 10.356/2009, de autoria do então vereador e atualmente deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP), um dos preletores do evento.

Karina abriu o evento afirmando se sentir honrada em dar sequência a um trabalho tão importante iniciado pelo deputado do PRB. Na Assembleia Legislativa, Sebastião Santos é presidente da Frente Parlamentar do Combate à Pedofilia e é autor de dois projetos de lei aprovados por unanimidade, o PL nº 336 que torna obrigatória a exibição de filme publicitário de advertência contra a pedofilia antes das sessões nos cinemas; e o PL nº 131 /2014, que obriga a veiculação de propagandas contra a violência à mulher e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em shows e espetáculos, mencionando o Disque 100 para denúncias.

“São vídeos de apenas 30 segundos, mas ao serem multiplicados em cada sessão de cinema, em cada show alcançaremos horas de divulgação do número que pode ser a salvação de crianças e adolescentes. Neste momento eles saberão onde pedir socorro”, afirmou o deputado. Para exemplificar, o parlamentar exibiu um dos vídeos que são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria de Direitos Humanos.

audiencia-publica-semana-combate-pedofilia-lota-camara-rio-preto-sebastiao-santos-21-05-14jpg

Para Sebastião, toda a divulgação é importante para conscientizar e informar a população sobre as formas de denúncia. Ele pediu um minuto de silêncio pelas milhares de crianças e adolescentes que são violentadas diariamente no país, citando o caso recém divulgado de uma menina, que desde os seus primeiros meses de vida, era molestada pelo avô.

A preletora Janaina Simão, psicóloga responsável pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), órgão que realiza o tratamento de vítimas de abuso, destacou os projetos como de suma importância, pois segundo ela “a população ainda tem medo de denunciar”. Entre as experiências frente ao CREAS, relatou casos de adolescentes com distúrbios graves gerados por anos consecutivos de violência sexual, que precisam ser tratados com medicação. “Se esses casos fossem denunciados no início talvez a situação desses adolescentes não fosse tão grave hoje”, afirma.

A delegada Dra. Margarete Franco da Delegacia de Defesa da Mulher de Rio Preto fez um apelo: “Continuem registrando denuncias pelo Disque 100. Todos os casos que chegam são apuramos com a ajuda do Conselho Tutelar. Independente do número, a delegacia também está de portas abertas para receber denuncias. Vamos combater a pedofilia juntos”.

O promotor da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Preto, Dr. André Luiz de Souza, destacou a importância da união de todos os órgãos envolvidos: “o conselho, a promotoria, as Polícias Civis e Militares, bem como o CREAS e o CRAMA e os Poderes Legislativos do estado e do município. Somos uma locomotiva que garante a justiça às nossas crianças, e não podemos parar, precisamos trabalhar juntos. Como uma grande rede de combate a pedofilia”.

O Major da Polícia Militar Paulo Pagotto Junior do CPI 5 falou sobre o trabalho de prevenção e repressão da PM. “Nossa prioridade é o policiamento preventivo. Por isso, temos vários trabalhos sociais como o da banda da PM que ensina música à crianças e adolescentes em quatro núcleos em diferentes regiões da cidade. No intuito de aproximar a sociedade, que muitas vezes tem receio de abordar um policial na rua”.

O Dr. Vinicius Carvalho, ex-deputado federal já esteve à frente da coordenadoria das DRADS (Diretorias Regionais de Ação Social) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Ele contou que visitou as 26 regiões do estado e se chocou com a realidade das crianças. “Principalmente nas cidades divisas de estado e com residências as margens de rodovias, se encontram o maior numero de casos de exploração sexual. Cenas lamentáveis que precisam mudar. Vi também nossos excelentes profissionais, assistentes e conselheiros trabalham muitas vezes como heróis, sem estrutura mínima”, disse.

Participaram da audiência pública os vereadores Carlão do JC (SD) e Celi Regina (PT) de Rio Preto, Brenda Flores (PMDB) de Altair, João Eurípedes Cardoso (PRB) de Miguelópolis, os diretores das DRADS de Rio Preto e Marília, Silvia Laguna e José Firme. Audiência contou com a participação de conselheiros tutelares de Rio Preto, Altair, Bady Bassit, Cardoso, Cosmorama, Ipiguá, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Palestina, Paulo de Faria e Votuporanga.

Cronograma da Semana de Combate a Pedofilia

De quarta a sexta-feira (21 à 23/05) a equipe da vereadora, conselheiros tutelares e voluntários visitarão escolas próximas à locais com registro de abuso. Serão abordadas crianças, pais e/ou responsáveis e distribuídas cartilhas sobre o tema. A semana encerrada no sábado com ‘blitz’ de orientação e Caminhada de Combate à Pedofilia a partir das 11h.

 

Texto: Suelen Polachini / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend