Atividades alusivas ao aniversário de Caxias do Sul reúnem milhares de pessoas

Uma das atrações mais esperadas do aniversário foi a torta de chocolate de 127 quilos que foi distribuída para cerca de mil pessoas no Largo do Centro Administrativo

Publicado em 22/6/2017 - 00:00

Atividades alusivas ao aniversário de Caxias do Sul reúnem milhares de pessoas
Prefeito Daniel Guerra participou das comemorações no Largo do Centro Administrativo

Caxias do Sul (RS) – O aniversário de 127 anos de emancipação de Caxias do Sul proporcionou momentos de alegria e confraternização aos moradores. O evento foi descentralizado com atividades pelo interior e também na cidade. As ações reuniram 3 mil pessoas ao longo do dia.

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) levou aos distritos atividades esportivas, brincadeiras, ginástica e dinâmicas de lazer. As comunidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Vila Cristina, Criúva, Santa Lúcia do Piaí, Loreto (2ª Légua) e Parada Cristal participaram das comemorações nas escolas e salões paroquiais.

Na cidade, a animação tomou conta da Praça Dante Alighieri. Durante a tarde, os moradores puderam fazer sessões de reiki, massagem e meditação. Teve também a prática de badminton, que atraiu o casal Alisson Ceratti e Talita Ferrão. “O esporte é uma forma de inclusão. Por isso, é importante trazer para o centro da cidade atividades que não são muito comuns no dia a dia. Comemorações como essa, facilitam a integração e o conhecimento de novas modalidades, principalmente pelo lado das crianças”, contam.

Houve também apresentações de dança, promovidas pela Companhia Municipal de Dança, e a distribuição de 300 toneladas de frutas, feitas pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma variedade de atrações que chamou a atenção da professora Letícia Carvalho. Natural de São Borja, ela se mudou para Caxias há cinco anos. “É a primeira vez que eu participo das atividades do aniversário da cidade. Eu gosto de viver aqui e, acredito, que essa é uma forma de valorizar todos os caxienses”, enfatiza.

E até quem trabalhou na organização do evento na praça, como o servidor da Smel, Erton Teixeira, enalteceu as conquistas do município em 127 anos. “Eu saí de casa muito novo para jogar futebol e, até chegar aqui, passei por cinco cidades diferentes. A qualidade de vida e a assistência que recebi em Caxias foram ótimas se comparadas às outras. Depois de doze anos, já me considero um caxiense e, posso dizer, que escolhi essa cidade para criar meu filho Kevin”, destaca.

Torta de Aniversário

Uma das atrações mais esperadas do aniversário foi a torta de chocolate de 127 quilos que foi distribuída para cerca de mil pessoas no Largo do Centro Administrativo. O ato contou com a presença do prefeito Daniel Guerra (PRB), secretários municipais, representantes do poder legislativo e da rainha e princesas da Festa da Uva 2016.

Após a benção ecumênica de representantes da Igreja Católica, Igrejas Evangélicas e Religiões Afro, a comunidade ouviu o hino de Caxias do Sul e cantou o tradicional Parabéns a Você. Na sequência foram servidas as fatias da torta, além de docinhos e sucos. Um momento de dupla celebração para o jovem Artur Leme de Barbosa que comemorou o aniversário de 13 anos junto com Caxias. “Eu adoro a cidade, é acolhedora. E a torta está deliciosa!”, disse.

A mudança de local da comemoração foi aprovada pela comunidade. “Faz uns 12 anos que eu participo. Mudou bastante, mas ficou bom. Espaço melhor, tem coisas para as crianças brincarem”, observou a dona de casa Michele Nunes de Paula. “Foi bem diferente esse ano, a começar pelo bolo. Está melhor, bem melhor. E todo ano tem que ir melhorando”, afirmou a bem-humorada estudante Crislaine Sousa.

Além da torta, dos docinhos e das frutas, que foram custeados pelos secretários municipais, o evento no Centro Administrativo teve também aulas coletivas de dança, jogos gigantes, recreação infantil e o retorno da pipa piscina.

As atividades da tarde encerraram com uma sessão solene em homenagem ao município na Câmara de Vereadores. Em seu discurso, o prefeito Daniel Guerra destacou o trabalho das pessoas que ajudam a construir uma cidade cada vez melhor. “Caxias está repleta de histórias de gente que a escolheu para viver. São 127 anos de emancipação e de uma bela história construída por pessoas anônimas que trabalham para tornar a cidade um lugar mais feliz”, declarou.

O dia de homenagens encerrou com uma apresentação da Orquestra Municipal de Sopros na Igreja São Pelegrino.

Apoio

As atividades de yoga, reiki, massagem simplificada, meditação (entre outros) foram oferecidas voluntariamente pelo Grupo de Médicos e Terapeutas para implementação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS de Caxias do Sul – PICs – SUS com o apoio do Jornal Bem Estar. Os biscoitos foram doados pela Orquídea; os sucos pela Cooperativa Nova Aliança; e os aventais e bonés, usados por quem serviu a torta, pela Roseflor.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend