Atendimento a pacientes renais deverá ser prioritário

Atendimento a pacientes renais deverá ser prioritário

Vereador Levino de Jesus visitou a sede da assistência farmacêutica em Teresina para acompanhar e apoiar o processo de distribuição de medicamentos aos pacientes renais do PI

Teresina (PI) – O vereador Levino de Jesus (PRB) e membros da Comissão de Saúde da Câmara de Teresina visitaram, na quarta-feira (12), a equipe da assistência farmacêutica para acompanhar a distribuição de medicamentos aos pacientes renais do Piauí.

De acordo com o republicano, a assistência farmacêutica é responsável por atender cerca de três mil pacientes com insuficiência renal em 20 pontos localizados na capital e interior do estado. Levino falou sobre a visita à sede da farmácia estadual. “É uma forma de contribuir na distribuição dos medicamentos para atender aos pacientes renais”, disse.  

A visita, segundo o republicano, ocorreu após audiência pública realizada na semana passada, em que foi apresentado relatório constando a regularização no fornecimento dos medicamentos, dentre eles, o Sacarato de Hidróxido Férrico, após seis meses sem a medicação.

A diretora da assistência farmacêutica estadual, Wanda Avelino, informou aos vereadores que a entidade fez uma força-tarefa para regularizar o abastecimento dos medicamentos às clínicas, onde mais de 60% dos pacientes recebem a medicação.

Ao todo, a assistência farmacêutica distribui 22 tipos de medicações para a insuficiência renal crônica e a imunosupressão do transplante renal. Atualmente, as medicações são fornecidas à 2.998 pacientes renais do estado.

Este ano, a entidade dispensou 1.041.115 unidades de medicamentos, entre ampolas, cápsulas e comprimidos. Cada paciente recebeu entre dois a três tipos de medicações, sendo que as mais dispensadas (Alfaepoetina, Sacarato de Hidróxido Ferroso e Sevelamer) representaram mais de 70% dos atendimentos.

A dispensação dos medicamentos ocorre em 20 pontos descentralizados em todo estado, principalmente em Teresina, em sete unidades: na própria sede da farmácia e em mais seis clínicas; em Picos, em duas clínicas e em uma farmácia; Floriano, em uma clínica e em uma farmácia. Os medicamentos também são entregues nas farmácias descentralizadas nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras e Corrente.

A visita à farmácia estadual contou com a participação dos vereadores Stanley Freire, Deolindo Moura, Ítalos Barros e Joaquim do Arroz e dos técnicos da entidade, Jean Batista, Wisllan Santos, Maurício Reis e Izabela Lopes.

Texto e foto: Elisangela / Ascom – vereador Levino de Jesus
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.