Atendimento a pacientes renais deverá ser prioritário

Atendimento a pacientes renais deverá ser prioritário

Vereador Levino de Jesus visitou a sede da assistência farmacêutica em Teresina para acompanhar e apoiar o processo de distribuição de medicamentos aos pacientes renais do PI

Publicado em 15/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 12:38

Teresina (PI) – O vereador Levino de Jesus (PRB) e membros da Comissão de Saúde da Câmara de Teresina visitaram, na quarta-feira (12), a equipe da assistência farmacêutica para acompanhar a distribuição de medicamentos aos pacientes renais do Piauí.

De acordo com o republicano, a assistência farmacêutica é responsável por atender cerca de três mil pacientes com insuficiência renal em 20 pontos localizados na capital e interior do estado. Levino falou sobre a visita à sede da farmácia estadual. “É uma forma de contribuir na distribuição dos medicamentos para atender aos pacientes renais”, disse.

A visita, segundo o republicano, ocorreu após audiência pública realizada na semana passada, em que foi apresentado relatório constando a regularização no fornecimento dos medicamentos, dentre eles, o Sacarato de Hidróxido Férrico, após seis meses sem a medicação.

A diretora da assistência farmacêutica estadual, Wanda Avelino, informou aos vereadores que a entidade fez uma força-tarefa para regularizar o abastecimento dos medicamentos às clínicas, onde mais de 60% dos pacientes recebem a medicação.

Ao todo, a assistência farmacêutica distribui 22 tipos de medicações para a insuficiência renal crônica e a imunosupressão do transplante renal. Atualmente, as medicações são fornecidas à 2.998 pacientes renais do estado.

Este ano, a entidade dispensou 1.041.115 unidades de medicamentos, entre ampolas, cápsulas e comprimidos. Cada paciente recebeu entre dois a três tipos de medicações, sendo que as mais dispensadas (Alfaepoetina, Sacarato de Hidróxido Ferroso e Sevelamer) representaram mais de 70% dos atendimentos.

A dispensação dos medicamentos ocorre em 20 pontos descentralizados em todo estado, principalmente em Teresina, em sete unidades: na própria sede da farmácia e em mais seis clínicas; em Picos, em duas clínicas e em uma farmácia; Floriano, em uma clínica e em uma farmácia. Os medicamentos também são entregues nas farmácias descentralizadas nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras e Corrente.

A visita à farmácia estadual contou com a participação dos vereadores Stanley Freire, Deolindo Moura, Ítalos Barros e Joaquim do Arroz e dos técnicos da entidade, Jean Batista, Wisllan Santos, Maurício Reis e Izabela Lopes.

Texto e foto: Elisangela / Ascom – vereador Levino de Jesus
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend