Aprovado projeto de Silvino Castro que incentiva reuso de água em Ribeirão Pires

De acordo com o vereador republicano, com a execução do sistema, a economia de água será de até 50% para os que utilizarem

Publicado em 11/4/2016 - 00:00

Aprovado projeto de Silvino Castro que incentiva reuso de água em Ribeirão Pires
A propositura segue para a sanção do prefeito

Ribeirão Pires (SP) – A câmara municipal aprovou o Projeto de Lei 01/2016, de autoria do vereador Silvino Castro (PRB-SP), que cria um sistema de reuso de água da chuva para utilização não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais e comercias da cidade. De acordo com o vereador republicano, com a execução do sistema, a economia de água será de até 50% para os que utilizarem. A propositura segue para a sanção do prefeito.

O projeto prevê que o poder público municipal incentive o sistema de cisternas, disponibilizando os serviços técnicos e operacionais da Superintendência do Abastecimento de Água do Estado de São Paulo (Sabesp), à orientar a população quanto a instalação, operação e manutenção e utilização segura do sistema. Poderá ainda ser firmado convênio com entidades sem fins lucrativos para desenvolver o programa de reuso, oferecendo assessoria técnica, cursos e treinamentos.

O sistema de reuso deverá conduzir a água captada por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos até o reservatório para que a água seja reutilizada. A água de reuso poderá ser usada em descarga em vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpeza de paredes e pisos em geral, limpeza e abastecimento de piscinas, lavagem de passeios públicos, lavagem de peças. Após a sanção, o Executivo Municipal estará autorizado a conceder incentivo fiscal aos proprietários de imóveis já edificados que optarem pelo programa e aos proprietários de novos imóveis que apresentarem o sistema nos projetos de construção.

O parlamentar do PRB afirma que o objetivo é reduzir o consumo de água da rede pública e o alto custo, evitar a utilização de água potável onde esta não é necessária, despertar o sentido ecológico e financeiro com a finalidade de não desperdiçar o mais importante recurso natural do planeta, além de ajudar a conter as enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios.

Na justificativa do projeto, o Silvino informa que o Centro Internacional de Referência em Reuso de Águas, uma entidade sem fins lucrativos, vincula a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, que vem lutando para a adoção de sistemas de reuso da água, oferecendo assessoria, cursos e treinamentos.

Silvino explica que há diferentes e bem sucedidas experiências estão sendo implementadas em vários países desenvolvidos. “No estado de São Paulo há exemplos de sucesso, como a unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) utiliza atualmente 3.300 m³ dia de água de reuso em 12 torres de resfriamento. Deste volume, 23% se perdem na evaporação. O custo da água de reuso é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento”, afirma o vereador.

Texto e foto: Ascom – PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend