Aprovado projeto de Silvino Castro que incentiva reuso de água em Ribeirão Pires

Aprovado projeto de Silvino Castro que incentiva reuso de água em Ribeirão Pires

A propositura segue para a sanção do prefeito

Ribeirão Pires (SP) – A câmara municipal aprovou o Projeto de Lei 01/2016, de autoria do vereador Silvino Castro (PRB-SP), que cria um sistema de reuso de água da chuva para utilização não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais e comercias da cidade. De acordo com o vereador republicano, com a execução do sistema, a economia de água será de até 50% para os que utilizarem. A propositura segue para a sanção do prefeito.

O projeto prevê que o poder público municipal incentive o sistema de cisternas, disponibilizando os serviços técnicos e operacionais da Superintendência do Abastecimento de Água do Estado de São Paulo (Sabesp), à orientar a população quanto a instalação, operação e manutenção e utilização segura do sistema. Poderá ainda ser firmado convênio com entidades sem fins lucrativos para desenvolver o programa de reuso, oferecendo assessoria técnica, cursos e treinamentos.

O sistema de reuso deverá conduzir a água captada por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos até o reservatório para que a água seja reutilizada. A água de reuso poderá ser usada em descarga em vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpeza de paredes e pisos em geral, limpeza e abastecimento de piscinas, lavagem de passeios públicos, lavagem de peças. Após a sanção, o Executivo Municipal estará autorizado a conceder incentivo fiscal aos proprietários de imóveis já edificados que optarem pelo programa e aos proprietários de novos imóveis que apresentarem o sistema nos projetos de construção.

O parlamentar do PRB afirma que o objetivo é reduzir o consumo de água da rede pública e o alto custo, evitar a utilização de água potável onde esta não é necessária, despertar o sentido ecológico e financeiro com a finalidade de não desperdiçar o mais importante recurso natural do planeta, além de ajudar a conter as enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios.

Na justificativa do projeto, o Silvino informa que o Centro Internacional de Referência em Reuso de Águas, uma entidade sem fins lucrativos, vincula a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, que vem lutando para a adoção de sistemas de reuso da água, oferecendo assessoria, cursos e treinamentos.

Silvino explica que há diferentes e bem sucedidas experiências estão sendo implementadas em vários países desenvolvidos. “No estado de São Paulo há exemplos de sucesso, como a unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) utiliza atualmente 3.300 m³ dia de água de reuso em 12 torres de resfriamento. Deste volume, 23% se perdem na evaporação. O custo da água de reuso é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento”, afirma o vereador.

Texto e foto: Ascom – PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!