Anna Carolina questiona ações da Prefeitura de Itajaí para enfrentar enchentes

anna-carolina-prb-questiona-acoes-da-prefeitura-de-itajai-para-enfrentar-enchentes-foto-davi-spuldaro-15-09-15

Anna Carolina destaca que nos próximos três meses haverá precipitação acima da média, em razão do fenômeno El Niño que, segundo meteorologistas, será o mais forte dos últimos 20 anos

Itajaí (SC) – A Câmara Municipal de Itajaí vai promover na próxima semana um debate sobre as estratégias adotadas pela prefeitura para enfrentar os impactos das chuvas e enchentes. O motivo é a previsão de precipitação acima da média nos próximos três meses, por conta do fenômeno El Niño que, segundo meteorologistas, é o mais forte dos últimos 20 anos. “Ainda não há alerta de enchente, mas diante de tudo o que já vivemos em Itajaí, é importante se atentar aos detalhes e estarmos preparados, sempre”, explica Anna.

O município, que fica na foz de um dos principais rios catarinense e, historicamente, é afetado pelas águas, já foi pego de surpresa. Em 2008, com uma defesa civil completamente despreparada e inoperante, os moradores não foram sequer alertados do que estava prestes a acontecer. 90% da cidade acabou submersa e maioria das famílias perdeu tudo o que tinha. Naquele ano não havia nada previamente montado e a administração municipal não tinha nem mesmo dados de outras cheias para um comparativo, um estudo aprofundado que pudesse auxiliar na prevenção. Três anos depois, as chuvas voltaram a causar estragos. Desta vez a cidade já estava mais preparada, ainda assim, faltaram abrigos e até mesmo organização para atender os desalojados.

No requerimento, Anna questiona, por exemplo, a quantidade e os locais onde ficam os abrigos provisórios, se há capacidade para atender uma demanda semelhante à de 2008, quais os projetos elaborados especificamente para os bairros Santa Regina, Portal e Murta e também qual o número de famílias que vivem em área de risco, entre outras indagações.

“Sabemos que a situação já melhorou, ainda assim, é necessário debater o tema, porque precisamos estar cada vez mais preparados”, afirma a vereadora. Além do requerimento que questiona as ações do município, Anna tem apresentado ao longo do ano propostas para minimizar os impactos de grandes volumes de chuva. Recentemente solicitou a intensificação da limpeza das bocas de lobo nos locais mais afetados pelas cheias. Outro pedido que, segundo moradores, não foi atendido pela prefeitura, é a limpeza e desassoreamento do Ribeirão Schneider no bairro Fazenda. “Ali existem muitas casas próximas ao ribeirão, ainda assim a prefeitura não faz a limpeza periódica e os moradores sofrem com enxurradas”, explica.

Fonte e foto: Ascom – vereadora Ana Carolina

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!