Anna Carolina propõe redução do preço de bicicletas em Itajaí

Anna Carolina propõe redução do preço de bicicletas em Itajaí

Proposta de Anna Carolina visa desonerar empresas que comercializam bicicletas e equipamentos para ciclismo

 

Itajaí (SC) – Indicação da vereadora Anna Carolina (PRB) solicita a criação de um programa de incentivo à utilização de bicicletas por meio de incentivos fiscais no município de Itajaí (SC). A proposta é isentar empresas que comercializam bicicletas e equipamentos para ciclismo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS-QN). Na prática, os veículos e a sua manutenção teriam um custo menor, favorecendo assim a sua compra.

A vereadora explica que a intenção é fomentar o uso de bicicletas, que não geram poluição, nem problemas de mobilidade e ainda causam benefícios para a saúde de quem pedada. “Ano passado reunimos quase 14 mil assinaturas para pressionar o governo municipal a construir mais ciclovias, mas não queremos ficar apenas nisso, é preciso incentivar que as pessoas realmente optem pela bicicleta como meio de transporte”, defende a parlamentar.

Pelo texto, seriam beneficiadas com a isenção do imposto as empresas que vendam equipamentos e acessórios, que fazem montagem de bicicletas e também empresas que se interessem pela operação de bicicletários privados. O texto prevê que esse desconto seja repassado ao consumidor tanto nas compras à vista quanto a prazo, que as lojas não divulguem o abatimento como promoção e, caso promovam um desconto extra, este deverá ser somado ao percentual da isenção e nunca substituído. Já para as empresas que queiram operar bicicletários no município, a exigência é de que ofereçam seguro contra roubo ou furto.

“Itajaí tem um problema sério de mobilidade urbana. Temos carros, motos e caminhões em excesso. Precisamos criar algo que incentive não só a venda de bicicletas novas, mas também para empresas que comercializam peças e serviços relacionados ao setor. Isentar o imposto é uma forma eficaz de o poder público estimular o uso desse meio de transporte barato, saudável e sustentável”, defende Anna Carolina.

A proposta foi encaminhada por meio de uma indicação com um anteprojeto de lei. Isso porque o vereador não tem legitimidade para propor iniciativas que criem atribuições às secretarias. Por conta desse impedimento legal, a vereadora Anna montou um anteprojeto para que o executivo envie para a Câmara um texto nos moldes do que foi apresentado. Agora cabe ao executivo decidir se acata ou não a proposta.

 

Fonte e foto: Ascom – vereadora Anna Carolina

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!