Aldinei Potelecki destaca importância da campanha “Novembro Azul” em Criciúma

Aldinei Potelecki destaca a importância da campanha “Novembro Azul” em Criciúma

Parlamentar promoveu um debate com especialistas e vereadores para discutir ações de conscientização na prevenção e combate ao câncer de próstata

Criciúma (SC) – Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o câncer de próstata, o vereador Aldinei Potelecki (PRB) promoveu debate no plenário da Câmara Municipal de Criciúma sobre as ações do “Novembro Azul”, que visa promover a saúde do homem no combate ao câncer de próstata. O evento foi conduzido pelo presidente da Rede Masculina de Combate ao Câncer de Criciúma, Márcio Nunes Mariano, e a fisioterapeuta voluntária da rede, Marieli Soares Graciano.

Ao discursar na tribuna da Câmara, Aldinei alertou sobre os números do câncer de próstata no país constatados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo o Inca, estima-se que até 2019, 68.220 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de um em nove homens diagnosticados com câncer de próstata durante a vida.

De acordo com o parlamentar, o tema é de extrema importância para ser tratado na Casa Legislativa. “Tive acesso a uma pesquisa afirmando que os homens não dão importância aos sintomas do câncer de próstata e, além disso, muitos desconhecem os sintomas”, disse Aldinei.

A Rede Masculina de Combate ao Câncer de Criciúma foi criada há um ano por meio de voluntários que tem como objetivo trabalhar na prevenção de doenças e na conscientização, oferecendo suporte ao público masculino. “Fomos voluntários da Rede Feminina e observamos que as mulheres cuidam da sua saúde, enquanto nós homens não temos o mesmo cuidado. O homem é mais teimoso, e normalmente, quem o leva para os exames é a esposa, e ela tem trabalho com isso. Precisamos nos cuidar e prevenir a doença”, informou o presidente da Rede, Márcio Nunes Mariano.

A fisioterapeuta voluntária da Rede, Marieli Soares Graciano, também alertou sobre a importância do exame preventivo. “Muitos homens têm essa questão do tabu e do preconceito. Precisamos dar conta, o quanto antes, de um possível câncer de próstata. Existe sim, em nossa cidade, uma grande necessidade de fazer com que a população realize consultas e exames de preventivos. Saúde do homem caminha ao lado da saúde da mulher”, ressaltou.

Texto e fotos: Ascom – vereador Aldinei Potelecki
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.