Vereador pede instalação de usina que transforma lixo em energia elétrica

Águas de Santa Bárbara poderá ter usina que transforma lixo em energia

Indicação do vereador Gilmar Teodoro (PRB) sugere à prefeitura a instalação de uma Usina de Termo Redutor de Resíduos (TR2)

Publicado em 25/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 15:23

Águas de Santa Bárbara (SP) – Indicação do vereador Gilmar Teodoro (PRB) propõe que a Prefeitura de Águas de Santa Bárbara instale no município uma Usina de Termo Redutor de Resíduos (TR2) para a destinação dos resíduos. A iniciativa, segundo o republicano, é econômica e, ainda, produz energia limpa.

Segundo o republicano, o município enfrenta sérias dificuldades para a destinação correta do lixo nos últimos 20 anos, quando o Ministério Público impediu que os resíduos urbanos continuassem sendo depositados no local denominado “Campo da Aviação”.

“Precisamos oferecer a solução para esses problemas e ainda dar opção de geração de energia elétrica, com a eliminação total de resíduos poluentes e gerar crédito de carbono”, destaca Gilmar.

A tecnologia TR2, explica o parlamentar, é 100% brasileira e processa os resíduos de forma a preservar a natureza e ajuda na geração e manutenção dos bons índices ambiental por parte do município. “Por meio de oxidação, o sistema oferece uma solução para a destinação de resíduos não recicláveis e permite a geração de energia térmica e elétrica durante o processo. Sua tecnologia única de controle de emissões permite atingir índices de pureza do ar, muito acima do exigido pela legislação ambiental vigente”, explica trecho da proposta.

De acordo com o republicano, a utilização do equipamento atende a lei 12.305 na qual os estados e municípios são obrigados a dar destinação adequada do lixo e esgoto, passando assim a obrigação aos mesmos de cumprimento da legislação, que regulamenta uma política nacional de resíduos sólidos, em vigor desde 2010.

Ainda de acordo com Gilmar Teodoro, a usina processa qualquer tipo de rejeito e resíduos sólidos, inclusive hospitalar. “A Usina TR2 tem capacidade de gerar energia a cada 1,5 toneladas de lixo processado. Fornece em torno de até 732 KW de energia elétrica. Isso sem poluição para a atmosfera, solo ou água, tornando o sistema 100% sustentável e com crédito de carbono, assegurando a não degradação do meio ambiente”, ressalta o vereador do PRB.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Câmara Municipal de Águas de Santa Bárbara
Foto: Cedida

Reportar Erro
Send this to a friend