Águas de Santa Bárbara poderá ter usina que transforma lixo em energia

Águas de Santa Bárbara poderá ter usina que transforma lixo em energia

Indicação do vereador Gilmar Teodoro (PRB) sugere à prefeitura a instalação de uma Usina de Termo Redutor de Resíduos (TR2)

Águas de Santa Bárbara (SP) – Indicação do vereador Gilmar Teodoro (PRB) propõe que a Prefeitura de Águas de Santa Bárbara instale no município uma Usina de Termo Redutor de Resíduos (TR2) para a destinação dos resíduos. A iniciativa, segundo o republicano, é econômica e, ainda, produz energia limpa.

Segundo o republicano, o município enfrenta sérias dificuldades para a destinação correta do lixo nos últimos 20 anos, quando o Ministério Público impediu que os resíduos urbanos continuassem sendo depositados no local denominado “Campo da Aviação”. 

“Precisamos oferecer a solução para esses problemas e ainda dar opção de geração de energia elétrica, com a eliminação total de resíduos poluentes e gerar crédito de carbono”, destaca Gilmar.

A tecnologia TR2, explica o parlamentar, é 100% brasileira e processa os resíduos de forma a preservar a natureza e ajuda na geração e manutenção dos bons índices ambiental por parte do município. “Por meio de oxidação, o sistema oferece uma solução para a destinação de resíduos não recicláveis e permite a geração de energia térmica e elétrica durante o processo. Sua tecnologia única de controle de emissões permite atingir índices de pureza do ar, muito acima do exigido pela legislação ambiental vigente”, explica trecho da proposta.  

De acordo com o republicano, a utilização do equipamento atende a lei 12.305 na qual os estados e municípios são obrigados a dar destinação adequada do lixo e esgoto, passando assim a obrigação aos mesmos de cumprimento da legislação, que regulamenta uma política nacional de resíduos sólidos, em vigor desde 2010.

Ainda de acordo com Gilmar Teodoro, a usina processa qualquer tipo de rejeito e resíduos sólidos, inclusive hospitalar. “A Usina TR2 tem capacidade de gerar energia a cada 1,5 toneladas de lixo processado. Fornece em torno de até 732 KW de energia elétrica. Isso sem poluição para a atmosfera, solo ou água, tornando o sistema 100% sustentável e com crédito de carbono, assegurando a não degradação do meio ambiente”, ressalta o vereador do PRB.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Câmara Municipal de Águas de Santa Bárbara
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.