Projeto que cria campanha “Setembro Amarelo” em Boa Vista é aprovado

 

Projeto que cria campanha "Setembro Amarelo" em Boa Vista é aprovado

Segundo o autor do projeto, vereador Manoel Neves (PRB), a campanha visa a realização de diversas ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida humana

Boa Vista (RR) – Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. E é pensando nessa constatação que o vereador Manoel Neves (PRB) apresentou o projeto de lei nº 339 com a finalidade de instituir no município de Boa Vista a campanha “Setembro Amarelo”, visando a realização de diversas ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida humana.

O texto foi aprovado na sessão da Câmara Municipal de Boa Vista na quarta-feira (27). De acordo com o parlamentar, discutir o tema é uma das estratégias consideradas eficazes no combate ao suicídio. “E será nessa abertura de diálogo que se abrirá as chances para que uma possível vítima passe a receber o tratamento adequado”, ressalta o republicano. Ele observa ainda que a iniciativa segue uma prática mundial dos últimos anos em que instituições de todas as esferas passaram a promover, no mês de setembro, não só ações de prevenção, mas principalmente acordos e medidas práticas para prevenir o suicídio.

“Em todo o país já ocorre a campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem a intenção de chamar atenção da população para o tema e como preveni-lo. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida [CVV], com o Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, acreditamos que a instituição de um mês específico no calendário municipal para a discussão do assunto seja imprescindível para a prevenção”, justificou o vereador do PRB.

Pelo projeto, o objetivo é instituir uma semana de ações alusivas à prevenção do suicídio, de preferência entre os dias que compreende o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção. O município deverá promover debates que levem à reflexão e a conscientização sobre o tema junto à sociedade boa-vistense.

De acordo com Manoel Neves, as ações devem contribuir para que a sociedade saiba identificar possíveis práticas suicidas, promover encontros com especialistas, elaboração e distribuição de material didático para distribuição em órgãos públicos municipais.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.