A convite de Betinho, sindicalista debate sobre saúde e segurança no trabalho na Câmara

A convite de Betinho, sindicalista debate saúde e segurança no trabalho na Câmara de Campo Grande

Republicano é autor da Lei Municipal que criou a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Publicado em 24/5/2016 - 00:00

A convite de Betinho, sindicalista debate saúde e segurança no trabalho na Câmara de Campo Grande
Vereador Betinho é autor da Lei Municipal que criou a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes no Trabalho

 

Campo Grande (MS) – A convite do vereador Betinho (PRB-MS), na última quinta-feira (19), o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintest-MS), André Luiz Ferreira, usou a palavra livre da Câmara Municipal de Campo Grande para falar da importância da preservação da saúde e da segurança do trabalhador no desempenho de suas funções.

Segundo o sindicalista, levantamentos recentes apontam que, em 2014, foram registrados aproximadamente 700 mil casos de acidentes e mortes no trabalho no Brasil. Número, segundo ele, elevado de ocorrência que impacta fortemente as finanças do estado e coloca o país nas primeiras posições nesse assunto. “A gente espera acontecer uma catástrofe para trabalhar na corretiva. Nunca na preventiva. E, em sua maioria, são ocorrências que poderiam ser evitadas”, disse.

Para o presidente do sindicato, no mundo há diversos exemplos que podem ser adotados no país. Na Europa, por exemplo, as escolas de ensino fundamental têm em sua grade curricular espaços para discutir a segurança e saúde nos ambientes onde as pessoas estão presentes. Tal prática, segundo André, pode ser praticada no Brasil. “Podemos colocar os debates de leis de segurança e saúde desde o início para os nossos filhos. Podemos colocar no ensino fundamental para os nossos alunos. O objetivo é orientar, assim como é feito para se debater as leis de trânsito, fazer isso a partir da formação inicial dos nossos jovens”, sugeriu.

André reconhece que feitos recentes na Casa de Leis estão propondo mudanças na concepção desses ideais. Uma delas, segundo o sindicalista, é a Lei Municipal nº 5620/15, de autoria do vereador Betinho, que cria a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sempat) e que anualmente é promovida na semana do dia 28 de abril pela Prefeitura, em conjunto com entidades de classe, sindicatos, órgãos públicos e entidades privadas, visando a ações básicas de prevenção em geral aos diversos segmentos da sociedade.

Outro ponto levantado pelo sindicalista é o projeto de lei que está em análise na Câmara Municipal. Com a intenção de intensificar ações na área, o vereador Betinho apresentou uma proposta que cria a Coordenadoria Municipal de Medicina e Segurança no Trabalho. Apesar de recentes, para André “é o começo” para um novo olhar na questão de saúde e segurança no trabalho que o município está propondo para os cidadãos da capital.

Para o vereador Betinho, é importante que os pares estejam cientes da relevância que tem o assunto. “É uma questão que impacta a todos aqui presente. Por isso, agradeço os demais vereadores que votaram a favor das demais leis. Agora é necessário ampliarmos a questão na Câmara e levarmos para o mais variado público que forma a população. É necessário que o debate se fortaleça e que se cumpra”, disse.

Texto e foto: Ascom – vereador Betinho
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend