Tenda da Mulher 10 é sucesso no Distrito Federal

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df

Na primeira edição, as militantes levantaram a bandeira “Diga não à violência contra a mulher”, desde então, o PRB Mulher tem alcançado mais simpatizantes

Brasília (DF) – Na manhã do último sábado (18), o PRB Mulher do Distrito Federal levou o projeto “Tenda da Mulher 10” à Região Administrativa de Taguatinga. O evento aconteceu na Praça do Relógio. O tema escolhido para esta segunda edição foi “As novas regras para contratação do trabalhador doméstico”. O projeto foi idealizado pela republicana Telma Franco, à época em que coordenava o movimento social. Na primeira edição, as militantes levantaram a bandeira “Diga não à violência contra a mulher”, desde então, o PRB Mulher tem alcançado mais simpatizantes.

No local, além do atendimento jurídico gratuito, os trabalhadores receberam uma cartilha com informações referentes à Emenda Constitucional, desenvolvida em parceira com a Fundação Republicana Brasileira. A nova lei estabelece dezessete novas regras para a garantia dos direitos dos trabalhadores domésticos. O objetivo do material é conscientizar empregado e empregador sobre as novas regras para contratação da categoria.

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df_interna2O presidente da FRB, Mauro Silva, explicou o porquê da preocupação em fazer a cartilha. “É um fato histórico o trabalhador doméstico conquistar os mesmos direitos dos trabalhadores já regidos pela CLT. Por isso decidimos apoiar a iniciativa do PRB Mulher DF. Estamos aqui hoje com a intenção de orientar a todos os empregados domésticos sobre seus direitos”, esclareceu.

A diarista Valdineia Ribeiro, 36 anos, aprovou a iniciativa. “Achei muito importante esse atendimento. Fui demitida depois que a nova lei entrou em vigor. Mas hoje, depois de falar com a advogada, já sei o que devo fazer”, enfatizou.

Núria Cardoso, 24 anos, trabalha como empregada doméstica e considera a iniciativa importante. “Hoje eu consegui tirar todas as minhas dúvidas sobre jornada de trabalho, horas extras e licença maternidade. Agora sei quais são os meus direitos”, disse.

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df_interna3A advogada trabalhista Juliana Machado, voluntária do projeto, enfatizou sobre a importância dos trabalhadores entenderem seus direitos. “É muito importante que os trabalhadores busquem seus direitos. Hoje várias dúvidas sobre FGTS, licença maternidade, férias e descanso semanal remunerado foram esclarecidas. Para o trabalhador, saber seus direitos é fundamental”.

A coordenadora do PRB Mulher DF, Helen Assumpção, comenta que a Tenda da Mulher 10 estará em todas as regiões administrativas e vai abordar outros temas. “Como o projeto da Tenda da Mulher 10 é itinerante, vamos tratar de temas diversificados e de interesse do público feminino, como equiparação salarial, mercado de trabalho, saúde da mulher, inserção na política, aposentadoria, qualidade de vida, qualificação profissional. A nossa proposta é a de sermos uma fonte de informação para as mulheres. O que elas procuram, vão achar nesse espaço”, anunciou Helen ao informar ainda que a Tenda da Mulher 10 também vai promover, em todas as edições, o trabalho do PRB Mulher DF, com o objetivo de reunir novas militantes, por meio de filiações, como as que aconteceram nesta edição.

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df_interna1Para conhecer melhor o trabalho ou fazer parte do PRB Mulher da capital federal, visite o blog http://prbmulherdf.blogspot.com.br/ ou acompanhe pela funpage no Facebook: http://www.facebook.com/PRBMulherDistritoFederal

Texto: Eulla Carvalho / Agência PRB Nacional
Fotos: Werles Neves
Edição: PRB Mulher-DF

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!