Rosangela Gomes fala sobre os desafios da mulher na política

Rosangela Gomes fala sobre os desafios da mulher na política

Republicana é coordenadora nacional do PRB Mulher.

 

Brasília (DF) – A coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, conversou com a equipe da Agência PRB Nacional sobre a vitória da bancada feminina. Nessas eleições, o PRB fez história ao eleger seis republicanas em todo o país, são elas: Rosangela Gomes e Tia Eron (Câmara Federal), Tia Jú e Soninha Sthoffel (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Ana do Gás (Assembleia Legislativa do Maranhão) e Dra. Juliana (Assembleia Legislativa do Acre). Rosangela Gomes detalha também como se deu a atuação do movimento para o resultado nas urnas, as metas para o futuro, quais os anseios da mulher brasileira e, sobretudo sobre a importância e os desafios da mulher na política.

Sobre a atuação do PRB Mulher, a republicana destaca que o movimento começou a atuar de forma muito tímida, mas teve grande apoio do líder nacional do PRB, Marcos Pereira, para a concretização das metas e estratégias traçadas. “O PRB acredita na força da mulher e isso é um grande referencial. No PRB, a mulher tem vez e voz. A primeira pessoa que confiou na força do PRB Mulher foi o presidente Marcos Pereira, ele foi o número 1 para que o que o projeto das mulheres republicanas tivesse uma bancada”, ponderou.

Rosangela Gomes comemora os avanços conquistados neste pleito com a eleição das seis deputadas do PRB e destaca que foram muitos os desafios enfrentados ao longo da campanha. “O PRB Mulher teve uma importante contribuição para a eleição da bancada feminina. Em todos o país, as eleições foram bastantes acirradas. O PRB Mulher não apenas saiu vitorioso nas urnas, mas numa situação privilegiada”, destacou. Para as eleições municipais de 2016, Rosangela Gomes adianta que a meta é ampliar o número de vereadoras para 200 e de prefeitas para 20.

Rosangela-Gomes-Coordenadora-PRB-MulherSegundo a republicana, ainda faltam políticas públicas para o público feminino em vários aspectos. “Durante minha caminhada nessas eleições tive a oportunidade de conhecer as demandas e problemas enfrentados pelo povo”. Um dos maiores anseios das mulheres apontados por Rosangela Gomes é a implantação de creches, aumento da oferta de empregos, a criação de um especializado para atendimento à mulher, bem como, a ampliação das políticas públicas que coíbam a prática da violência.

Para o cumprimento das políticas de valorização à mulher, a republicana defende a ampliação da bancada feminina. Das 513 vagas para a Câmara federal, apenas 10% é ocupada por mulheres. “Precisamos aumentar o número de mulheres que tenham participação na política, pois é no parlamento que definimos tudo. Se nós mulheres não tivemos representação no Legislativo ficará mais difícil concretizarmos nossos ideais e anseios. Ou seja, de nada vai adiantar reivindicarmos a criação de creches, hospitais, diminuir a violência contra a mulher, se não estivermos representação no Parlamento para assegurarmos essas reivindicações”, argumenta. Rosangela Gomes também destaca que os demais partidos políticos precisam acreditar na força da mulher e não apenas lançá-las a uma disputa para não serem punidos pela lei de cotas.

No próximo ano, a republicana destaca que haverão várias mudanças para a consolidação dos movimentos do PRB, e no PRB Mulher não será diferente. Sobre o 2º Congresso do PRB Mulher, Rosangela Gomes adianta que o evento está sendo programado para 2016.

Rosangela Gomes completa: “Vamos continuar dando alegria ao PRB e as mulheres que apostaram em nós. Agradeço a todos que confiaram no PRB nessas eleições. Nos próximos quatro anos, vamos trabalhar para honrar cada voto recebido. Vamos fazer um mandato com eficiência para que o povo tenha vitória em tudo”.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Colaborou: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!