Ricardo Quirino participa de lançamento do Ano de Valorização da pessoa Idosa

Ricardo Quirino participa de lançamento do Ano de Valorização da Pessoa Idosa

Iniciativa tem como objetivo sensibilizar o poder público e a sociedade civil em torno do tema, além de promover maior reflexão sobre o papel a ser exercido pelo Estado

Publicado em 4/4/2018 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 12:23

Brasília (DF) – O coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, participou, nesta terça-feira (3), na Câmara dos Deputados, do lançamento de 2018 como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

A iniciativa a ser desenvolvida pela Câmara tem como objetivo sensibilizar e mobilizar o poder público e a sociedade civil em torno do tema, além de promover maior reflexão sobre o envelhecimento e o papel a ser exercido pelo Estado, pela família e pelo cidadão na defesa, na promoção e na efetivação das garantias consolidadas da pessoa idosa no Brasil

Para o coordenador Ricardo Quirino, o estabelecimento do ano comemorativo possibilita maior reflexão sobre o envelhecimento e o papel a ser exercido pelo Estado e por cada cidadão na defesa, na promoção e efetivação das garantias consolidadas da pessoa idosa no Brasil.

“Essa atitude do Congresso mostra que a pessoa idosa, estes mais de 32 milhões que estão acima de 60 anos não estão esquecidos. Então, 2018 como o ano de valorização da pessoa idosa vem consagrar um fenômeno que nós acompanhamos, que é o envelhecimento da população”, destacou Quirino.

Ainda segundo Quirino, este momento é oportuno para avaliar o que já foi concretizado em benefício das pessoas idosas e dos desafios ainda postos, sobretudo em face aos 70 anos de aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos e de 15 anos do Estatuto do Idoso.

“Vemos essa iniciativa de uma forma extremamente positiva. Os 15 anos do Estatuto do Idoso, são anos de luta normativa, pois a luta da pessoa idosa já vem de muito tempo. Tenho certeza que é mais um passo para que a sociedade brasileira possa reconhecer um pouco mais de valor destes que já trabalharam muito e ajudaram a construir tudo que nós vivemos hoje”, avaliou o coordenador.

Ao comentar sobre a atuação à frente do PRB Idoso, Quirino adiantou que em maio será realizado um encontro nacional na Câmara dos Deputados para discutir temas de interesse das pessoas idosas.

“Este ano vamos trabalhar no PRB idoso a educação, e isso está coadunando com o que o Congresso está fazendo. Educação para o conhecimento e valorização e teremos muitos eventos. Já em maio, vamos ter no Congresso Nacional a realização de um encontro do PRB Idoso nacional para discutirmos alguns assuntos de grande importância para nossos idosos”, finalizou Ricardo Quirino.

Texto e foto: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend