Republicanas do PRB participam de inauguração da Casa da Mulher Brasileira no Ceará

Para a coordenadora estadual do PRB Mulher no Ceará, Cassia Vasconcelos, a inauguração da Casa da Mulher é um grande avanço em favor do público feminino

Publicado em 21/12/2018 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 14:18

Fortaleza (CE) – O PRB Mulher do Ceará, liderado pela coordenadora estadual Cassia Vasconcelos, participou da inauguração da Casa da Mulher Brasileira na cidade de Fortaleza. A espaço uma das principais ações do Governo Federal para o plano de enfrentamento à violência contra a mulher e faz parte do programa “Mulher Viver Sem Violência”.

Com a proposta de acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em qualquer situação de violência, a Casa da Mulher Brasileira é de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Política Para as Mulheres. Os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos e consistem em acolhimento, triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para as crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes.

Para Cassia Vasconcelos, a inauguração da Casa da Mulher é um grande avanço em favor do público feminino. “Ter um espaço como esse é de suma importância principalmente para apoiar a mulher que passa por algum tipo de violência, além da compreensão e carinho, ainda contamos com o apoio multidisciplinar”, destacou a republicana.

Segundo ela, a Casa terá papel fundamental no empoderamento feminino. “Ter um lugar como esse, só demonstra que nós mulheres, estamos conquistando nosso espaço, nossa voz está sendo ouvida e que ainda tem muita coisa por vir”, completou Cassia.

Além da presença das autoridades municipais e estaduais, também participou da solenidade, o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, a secretária nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Andreza Colatto, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e a ativista Maria da Penha Fernandes, que intitula a Lei mais importante do segmento contra a violência doméstica, a Lei Maria da Penha (nº 11.340).

“A inauguração da Casa representa um marco para as mulheres, porque é nesse local que elas encontram tudo o que é necessário. Nós queremos dar uma saída digna para a mulher do ciclo da violência. Aqui ela tem todo o apoio que precisa para uma vida nova”, destacou Andreza.

Para Maria da Penha, a mulher precisa de apoio logo depois que sofre a violência, para ter coragem de continuar o processo de denúncia. “Contar com um local onde funcionam todas as políticas públicas, como acolhimento, abrigamento, Juizado, Defensoria Pública, Ministério Público, isso é o ideal para atender a lei do enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou.

A Casa da Mulher Brasileira

Com quase 150 dias de funcionamento, a Casa realizou cerca de 8 mil atendimentos, sendo 6.656 em primeiro acolhimento e 1.251 retornos, o que estabelece uma média de 52,71 atendimentos por dia. o saldo totaliza 315 mulheres atendidas pelo setor de Autonomia Econômica. Dessas, 165 foram encaminhadas para cursos e cadastramento no SINE/IDT.

Números sobre a violência à mulher no Ceará

Um número de 6.700 mulheres passaram pela Delegacia da Mulher no estado, o Juizado Especial recebeu 1853 pedidos de medidas protetivas e a Defensoria Pública, com equipe de defensores e psicólogos, atendeu 4.159 mulheres, onde 615 crianças foram acolhidas na brinquedoteca.

O Ligue 180 registrou no primeiro semestre de 2018, no estado, 1.431 denúncias de violência contra mulheres. As principais denúncias são relativas a cárcere privado, violência física, psicológica, obstétrica, sexual, moral, patrimonial, tráfico de pessoas e homicídio.

Texto: Ascom – PRB Mulher Nacional, com informações do Governo do Estado do Ceará
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro
Send this to a friend