Republicanas do PRB participam de inauguração da Casa da Mulher Brasileira no Ceará

Republicanas do PRB participam de inauguração da Casa da Mulher Brasileira no Ceará

A ativista Maria da Penha (centro) esteve presente no evento

Fortaleza (CE) – O PRB Mulher do Ceará, liderado pela coordenadora estadual Cassia Vasconcelos, participou da inauguração da Casa da Mulher Brasileira na cidade de Fortaleza. A espaço uma das principais ações do Governo Federal para o plano de enfrentamento à violência contra a mulher e faz parte do programa “Mulher Viver Sem Violência”.

Com a proposta de acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em qualquer situação de violência, a Casa da Mulher Brasileira é de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Política Para as Mulheres. Os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos e consistem em acolhimento, triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para as crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes.

Para Cassia Vasconcelos, a inauguração da Casa da Mulher é um grande avanço em favor do público feminino. “Ter um espaço como esse é de suma importância principalmente para apoiar a mulher que passa por algum tipo de violência, além da compreensão e carinho, ainda contamos com o apoio multidisciplinar”, destacou a republicana.

Segundo ela, a Casa terá papel fundamental no empoderamento feminino. “Ter um lugar como esse, só demonstra que nós mulheres, estamos conquistando nosso espaço, nossa voz está sendo ouvida e que ainda tem muita coisa por vir”, completou Cassia.

Além da presença das autoridades municipais e estaduais, também participou da solenidade, o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, a secretária nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Andreza Colatto, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e a ativista Maria da Penha Fernandes, que intitula a Lei mais importante do segmento contra a violência doméstica, a Lei Maria da Penha (nº 11.340).

“A inauguração da Casa representa um marco para as mulheres, porque é nesse local que elas encontram tudo o que é necessário. Nós queremos dar uma saída digna para a mulher do ciclo da violência. Aqui ela tem todo o apoio que precisa para uma vida nova”, destacou Andreza.

Para Maria da Penha, a mulher precisa de apoio logo depois que sofre a violência, para ter coragem de continuar o processo de denúncia. “Contar com um local onde funcionam todas as políticas públicas, como acolhimento, abrigamento, Juizado, Defensoria Pública, Ministério Público, isso é o ideal para atender a lei do enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou.

A Casa da Mulher Brasileira

Com quase 150 dias de funcionamento, a Casa realizou cerca de 8 mil atendimentos, sendo 6.656 em primeiro acolhimento e 1.251 retornos, o que estabelece uma média de 52,71 atendimentos por dia. o saldo totaliza 315 mulheres atendidas pelo setor de Autonomia Econômica. Dessas, 165 foram encaminhadas para cursos e cadastramento no SINE/IDT.

Números sobre a violência à mulher no Ceará

Um número de 6.700 mulheres passaram pela Delegacia da Mulher no estado, o Juizado Especial recebeu 1853 pedidos de medidas protetivas e a Defensoria Pública, com equipe de defensores e psicólogos, atendeu 4.159 mulheres, onde 615 crianças foram acolhidas na brinquedoteca.

O Ligue 180 registrou no primeiro semestre de 2018, no estado, 1.431 denúncias de violência contra mulheres. As principais denúncias são relativas a cárcere privado, violência física, psicológica, obstétrica, sexual, moral, patrimonial, tráfico de pessoas e homicídio.

Texto: Ascom – PRB Mulher Nacional, com informações do Governo do Estado do Ceará
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.